Página inicial > Últimas notícias > PIBID e Residência Pedagógica

PIBID e Residência Pedagógica

2º Encontro on-line dos programas PIBID e Residência Pedagógica

POST Abertura 2 Encontro PIBID 2023 v4

Cerca de 500 pessoas participaram do 2º Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS, evento que ocorreu on-line no último dia 30 de março de 2023.

Entre os participantes estavam alunos, bolsistas, professores de escolas públicas estaduais, municipais e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), coordenações institucionais e servidores da reitoria.

Também presente, o Professor Cleber Ávila Barbosa abriu o evento e lembrou do início do programa em 2011, que, desde então, não foi interrompido. Ele também pontuou a importância desses programas para as licenciaturas, pois eles promovem a qualidade na educação. Cléber ressaltou que a educação promove a transformação social que passa pelas salas de aula e finalizou citando uma frase de Paulo Freire: “A teoria sem a prática vira verbalismo, assim como a prática sem a teoria vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria, tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.

O PIBID e a Residência Pedagógica são ofertados pelo IFSULDEMINAS e integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, com o objetivo de fomentar a iniciação à docência e contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

Fornecem bolsas de R$ 700,00 para 169 alunos das licenciaturas de Biologia, Matemática, Química, Geografia, História, Pedagogia e Educação Física do IFSULDEMINAS. A estimativa é atualizar esse número para 309 licenciandos.

Durante o evento, os alunos e os docentes que participam dos programas, assim como aqueles que cursam as licenciaturas, assistiram à palestra da Profa. Dra.  Ângela Massumi Katuta, da Universidade Federal do Paraná, cuja temática foi: “A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no processo de formação de professores”.

Logo após, participaram de Grupos de Estudos (GTs) nas suas respectivas licenciaturas, com o objetivo de articular os saberes experienciais produzidos durante a aplicação das atividades pibidianas e da Residência Pedagógica nas escolas públicas.

Segundo a Profa. Dra. Luciana Buranello, coordenadora institucional do PIBID, “O evento lança luz não apenas para a necessidade da valorização das licenciaturas e de ações voltadas para elas, mas também para a disposição do IFSULDEMINAS em promover um aprimoramento no diálogo entre PIBID e Residência Pedagógica, assim como estreitar ainda mais os elos estabelecidos entre instituições públicas de educação básica e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais”.

A professora comentou ainda que o evento pode ser considerado um ponto de partida para que a articulação entre ensino, pesquisa e extensão aconteça de fato no contexto das licenciaturas.

A possibilidade de participação dos alunos dos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS em programas como PIBID e Residência Pedagógica reafirma o compromisso institucional de contribuir para uma educação de qualidade nas escolas públicas, assim como valoriza as formações inicial e continuada de professores, finalizou Luciana.

Texto: Dicom/IFSULDEMINAS

Publicado em: 10/04/2023