Página inicial > Últimas notícias > Reunião com Lula

Reunião com Lula

IFSULDEMINAS participa de reunião com o presidente da República

WhatsApp Image 2023 01 20 at 10.37.25O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Cleber Ávila Barbosa, esteve em Brasília na manhã do último dia 19 em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reuniu cerca de 100 dirigentes de institutos e universidades federais no Palácio do Planalto, em Brasília, para dialogar sobre o futuro da educação brasileira, com foco no ensino superior.

Cleber destacou “o quanto este momento foi simbólico para o cenário da educação e o quanto é relevante que as instituições estejam inseridas em agendas onde elas possam ter voz. Ter uma reunião com a presidência no primeiro mês da sua gestão demonstra que somos uma prioridade, que estamos à mesa para podermos discutir e colocar nossas demandas”.

Em sua fala, o presidente ressaltou que “a educação é a única coisa que pode fazer com que esse país deixe de ser um eterno país em desenvolvimento para ser um país desenvolvido. Para que isso aconteça, precisamos acreditar que temos que investir em mais universidades, escola profissional e ensino fundamental, orientar quais os cursos que o país mais precisa e levar os benefícios para as pessoas que moram distante”.

Lula também destacou a importância dos programas de governo como o FIES e o Prouni, de ver a educação como investimento e não como gasto. Também foi garantida pelo presidente a autonomia das instituições, as quais terão suas decisões respeitadas na escolha de seus reitores.

O ministro da educação, Camilo Santana, colocou o ministério à disposição para o diálogo, a união e a reconstrução e ressaltou que nenhum país cresce ou se desenvolve sem investir na educação, na ciência e na tecnologia e sem gerar justiça social. Ele também frisou que será necessário priorizar ações como a ampliação de oferta de acesso às instituições, combater a evasão escolar, retomar investimentos e obras paralisadas, além de reajustar as bolsas de pesquisa.

Também estiveram presentes os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o presidente do CNPq, Ricardo Galvão.

Reunião na Setec

À tarde, Cleber se reuniu com o novo secretário de educação profissional e tecnológica, professor Getúlio Marques Ferreira. Na oportunidade, o reitor do IFSULDEMINAS levou algumas demandas em relação às obras que estão sendo paradas, além da necessidade de recursos para reparar os estragos causados pelas chuvas em algumas unidades. Ele também discutiu o próximo edital da rede federal IF empreendedor, entre outras questões de interesse do instituto.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS

Com informações de: Conif e IFNMG