Página inicial > Últimas notícias > Processo seletivo 2023/1º - Dia de prova

Processo seletivo 2023/1º - Dia de prova

Candidatos ao ensino técnico e superior realizaram prova para ingressar no IFSULDEMINAS em 2023

IMG 20221211 075753022 HDRNa manhã do último domingo (11/12), foi realizada nas unidades do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e em espaços cedidos por instituições de ensino regionais a aplicação das provas do Processo Seletivo para ingresso de novos estudantes na instituição no primeiro semestre de 2023. Cerca de 8.000 pessoas haviam se inscrito no processo e pelo menos 85% delas compareceram para realizar a prova.

Os candidatos concorrem a 3.565 vagas em 44 cursos técnicos e 39 superiores, oferecidas em todos os oito campi da instituição (Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações), além de uma especialização técnica no Campus Poços de Caldas.

9Q6A8793Os portões de acesso aos locais de prova foram abertos às 07h30 e as provas, iniciadas às 8h45. Muitos candidatos chegaram logo cedo para evitar contratempos e por não conseguirem segurar a ansiedade. Foi o caso do Ítalo Casagrande Filho, morador de Socorro (SP). Ele concorre a uma vaga no curso técnico em Agropecuária no Campus Inconfidentes. “Eu estudei bastante e, apesar de estar ansioso, se Deus quiser vou ser aprovado”, disse o adolescente de 14 anos. “Eu me inscrevi procurando conhecimento técnico para, quando eu sair daqui, ter mais chance de entrar numa faculdade”, completou Ítalo, destacando que por morar na zona rural encontra familiaridade com os assuntos agropecuários.

Como foram as provas

20221211 092448Os candidatos aos cursos técnicos tiveram quatro horas para resolver 25 questões de Língua Portuguesa e 25 questões de Matemática. Já aqueles que disputaram as vagas dos cursos superiores precisaram solucionar 50 questões de múltipla escolha de oito disciplinas estudadas no Ensino Médio, além de fazer uma redação sobre o tema: “O direito à moradia no Brasil”.

Nos locais de prova, os candidatos que precisaram de atendimento especial ou especializado contaram com toda a estrutura e pessoal do IFSULDEMINAS. No Campus Muzambinho, por exemplo, foi disponibilizada uma sala para que candidatas lactantes, durante a prova, fizessem uma pausa para amamentar. Além disso, houve cinco salas de atendimento especializado, montadas com a acessibilidade necessária, intérprete de libras (para os candidatos surdos) e ledor (para aqueles com baixa visão).

DSC 0856 mch provaEnquanto os testes eram aplicados, os familiares que acompanhavam os candidatos e os esperavam nas dependências dos campi aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco da estrutura da instituição. Foi o caso dos pais da Thaila Maria Ferreira, que concorre uma vaga no curso Técnico em Informática do Campus Machado. A família, que veio de Fama (MG), gostou bastante do local e estava muito empolgada. Os pais contaram que a experiência e os conhecimentos transmitidos pelo campus serão importantes, por mais que possam sentir saudade, já que a adolescente pretende ser aluna e residir em uma das vagas da moradia estudantil da instituição.

O processo seletivo também teve a participação de vários treineiros, aqueles estudantes que ainda não concluíram o ensino fundamental ou médio, mas querem testar seus conhecimentos e conhecer o tipo de prova do IF, com foco na próxima avaliação. Foi o caso da Laura Fernandes de Sousa Merlo, que vai tentar um vaga para o curso técnico em Informática integrado do Campus Pouso Alegre, para 2024. “Quis fazer para ter uma ideia de como será para o ano que vem, que será definitivo”.

Expectativa

DSC 0547Depois da prova, alguns candidatos comentaram por que decidiram tentar uma vaga no IFSULDEMINAS. Bárbara Mendes, moradora de Poços de Caldas, fez a prova para o curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. “Desde pequena, eu sempre disse que eu queria estudar aqui no IF. Já tive familiares que estudaram aqui. Acredito que o ensino do Instituto Federal é muito bom, que os professores são excelentes; uma instituição que abre portas todos os anos”, comentou.

Na saída, houve também muitas rodinhas de conversas sobre os conteúdos cobrados e o desempenho de cada um. Para a candidata ao curso Técnico em Informática do Campus Passos, Laura Ferreira, a prova estava tranquila e em menos de 1h30 já havia terminado de resolver as questões. "Não fiquei nervosa, cheguei cedo, antes dos portões abrirem, e vim fazer a prova com a minha bagagem do Ensino Fundamental mesmo", comentou ela.

Laura e os demais candidatos já podem conferir os gabaritos preliminares das provas, que estão publicados no portal do IFSULDEMINAS e podem ser acessado aqui:

- gabarito preliminar técnico integrado

- gabarito preliminar superior

Já os resultados finais serão divulgados no dia 11 de janeiro de 2023. Confira a seguir as publicações sobre a aplicação da prova em cada um dos campi:

Campus Inconfidentes

Campus Machado