Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > 2° Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Início do conteúdo da página

2° Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

IFSULDEMINAS participa de importantes eventos de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia em Brasília (DF)

WhatsApp Image 2022 11 29 at 14.41.57

Ao longo desta semana, de 28 de novembro a 4 de dezembro de 2022, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participa da 2° edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre no centro de eventos do Parque da Cidade em Brasília (DF), como expositor de diversos projetos educacionais desenvolvidos na instituição.

O evento busca envolver estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, das redes estaduais, municipais, distrital e federal e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagens (SNAs). Conta também com atividades diversas, como palestras, oficinas, apresentações culturais e exibição de trabalhos acadêmicos, produtos, tecnologias e projetos desenvolvidos pelas instituições participantes.

Dez servidores dos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos e Poços de Caldas, além da Reitoria, e 11 estudantes representam a instituição e são os responsáveis pela apresentação dos nove projetos do IFSULDEMINAS que foram selecionados para integrarem o evento. De acordo com o Diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, o público pode verificar projetos práticos e interativos da instituição. "O estande do IFSULDEMINAS foi um destaque nos dois eventos, pois apresentou um grande quantitativo de projetos práticos e interativos. Além de terem sido doadas mudas de plantas e cafés para os visitantes, aqueles que desejaram, puderam realizar uma simulação de inseminação artificial de bovinos, como os competidores da Olimpíada Brasileira de Agropecuária fazem durante a prova prática da competição. Já na área de informática, o público teve a oportunidade de ver como se desconfigura um receptor de TV box". 

Conheça os projetos apresentados, a seguir:

Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)

A OBAP é uma competição científica para estudantes de cursos técnicos da área de Agrárias, realizada anualmente pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e se encontra na fase de planejamento da fase virtual da 12ª edição, com a inovação de abertura de uma das fases virtuais a estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. A fase presencial do último evento ocorreu em Jundiaí (SP), reuniu 236 competidores vindos de todas as regiões do Brasil e da América Latina e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e do Secretário da Setec/MEC, Tomás Dias Sant´Anna. Durante a olimpíada, os obapianos realizaram teste teórico e provas práticas, que trabalharam os temas: agrimensura, calda bordalesa, inseminação artificial, semeadura e adubação.

Ao longo da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, os integrantes da equipe do Campus Inconfidentes, campeã da modalidade Integrado, e da equipe do Campus Muzambinho, destaque nas provas práticas da categoria Subsequente, participam do evento, com patrocínio do CNPq. Junto aos servidores, eles apresentaram as provas de inseminação artificial, semeadora e agrimensura e orientaram os visitantes que quiseram realizar a inseminação artificial em maquetes montadas no estande do IFSULDEMINAS no evento.

Aprendendo com as Diferenças

Desde 2012, parceria do IFSULDEMINAS com as APAEs no Sul de Minas vem fazendo a diferença na vida de centenas de jovens e adultos, que executam atividades agropecuárias e artísticas supervisionadas, além de terapia assistida por animais. Todas as atividades são certificadas, como forma de auxiliar a inserção no mercado de trabalho.

Ao longo do tempo, outras instituições passaram a contribuir com o programa. Durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, projetos que tiveram o auxílio da Receita Federal do Brasil (RFB) estão sendo apresentados. Eles envolvem a produção de mudas de plantas em vasilhames, frutos do descarte dos materiais apreendidos pela RFB. Foram quase mil vasos com mudas de flores distribuídos aos visitantes do estande do IFSULDEMINAS.

Descaracterização e doação de itens de vestuário

Desde maio de 2021, o IFSULDEMINAS recebe o apoio do Sistema Prisional Mineiro, destacando as unidades femininas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), na descaracterização de itens de vestuário apreendidos em operações de fiscalização da RFB no sul de Minas. A descaracterização acontece com a retirada de etiquetas, marcas e logomarcas em evidência; e o material é doado, via edital de fluxo contínuo, a instituições que atendam a população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Em 2021, a RF destinou 15,8 toneladas de vestuários ao IFSULDEMINAS destinadas à ação, que também foram transformadas em máscaras de combate à Covid-19.

Produção de composto orgânico

Mais um projeto fruto da parceria entre IFSULDEMINAS e RFB. Toneladas de tabaco apreendidas em operações de fiscalização da RF, que seriam utilizadas na fabricação clandestina de cigarros, foram transformadas em composto orgânico nas unidades de Muzambinho, Machado e Inconfidentes do IFSULDEMINAS. Além do tabaco, uma nova fase do projeto inclui insumos farmacêuticos apreendidos pela RFB na produção do composto orgânico pelo IFSULDEMINAS.

Projeto Além do Horizonte

Tem como objetivo converter produtos não homologados, também conhecidos como "piratas", em equipamentos de relevância social por meio da destinação sustentável dos receptores de TV box apreendidos em ações de fiscalização da RFB. O projeto é dividido em 2 vertentes:

- Descaracterização de receptores de TV box em minicomputadores portáteis. Aparelhos apreendidos pela RFB são levados para o IFSULDEMINAS e para outras instituições parceiras (UNIFEI, UFU, UFLA, UEMG, IFTM, IFNMG) e, nesses locais, ocorre a substituição do sistema nativo por um sistema operacional livre (Linux). Os mini pcs, então, são doados para a sociedade: escolas públicas e prefeituras, para montagem de laboratórios de informática. O projeto intitulado internamente como IFReverso é conduzido por sete campi do IFSULDEMINAS e conta com a colaboração de diversos estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Técnico em Informática. Até o momento, somente no IFSULDEMINAS, foram descaracterizadas mais de 2500 unidades de TV box.

- Descaracterização dos receptores de TV boxs em aparelho de irrigação inteligente. A proposta do IFSULDEMINAS é elaborar um hardware para a TV box, para transformá-la em um aparelho irrigador inteligente, com monitoramento das condições climáticas e controle da temperatura e umidade do solo. O objetivo é disponibilizá-lo para a agricultura familiar com custo mais acessível do que as estações vendidas no mercado.

Suzana Paula Machado de Oliveira, estudante do curso de Ciência da Computação, do Campus Passos, foi uma das responsáveis por apresentar o projeto Além do Horizonte. Ela contou como está sendo produtivo estar na Semana. "Como aqui estão sendo exibidos projetos de vários institutos, eu pude pegar ideias para o projeto que estou ajudando a desenvolver no campus com a TV box, assim como para novos projetos, que desejo executar antes de me formar".

Poços + Inteligente

Parceria entre DME, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, PUC Minas e IFSULDEMINAS. Com foco na mobilidade elétrica e que vai trazer para a cidade de Poços de Caldas, entre outras novidades, eletropostos, bicicletários elétricos e pesquisas em sistemas de mobilidade menos poluentes. A iniciativa faz parte de uma seleção de 30 projetos de todo o país aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, houve a exibição do carro e de bicicletas elétricas, fruto das parcerias.

Polo de Inovação IFSULDEMINAS Embrapii - Agroindústria do Café

Dois projetos desenvolvidos e patenteados utilizando a estrutura do Polo de Inovação e interação com o setor produtivo foram apresentados: o Biorreator para Café e o Controlador automatizado para secadores de café.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria
Data: 02/12/2022
registrado em:
Fim do conteúdo da página