Página inicial > Últimas notícias > Parceria com Samu

Parceria com Samu

Em Varginha, IFSULDEMINAS realiza aula inaugural do curso de Urgência e Emergência

foto2Qualificar profissionais da área de enfermagem é a proposta da capacitação em Urgência e Emergência promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul), responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para apresentar a instituição aos alunos e marcar o início das atividades, na segunda-feira, 19h, foi realizada uma aula inaugural, no auditório do Samu, em Varginha.

O momento marcou o início da parceria e contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; da diretora de Integração com a Comunidade, Roselei Eleotério; do diretor do Campus Avançado Três Corações, professor Francisco Vitor de Paula; do coordenador de estágios – Pronatec de Três Corações, Paulo César Camilo Ferraz, e do secretário-executivo do Samu, Jovane Ernesto Constantino.

O reitor deu as boas-vindas a todos e apresentou um pouco da instituição. Ele destacou o cenário atual da educação profissionalizante no país e no mundo e a ampliação da qualificação de jovens e trabalhadores. Durante a aula, também expôs as diretrizes e os desafios da educação profissional, falou sobre o processo de criação do institutos e do IFSULDEMINAS, a partir das antigas escolas agrotécnicas. Além disso, alertou aos alunos sobre o perfil do profissional do futuro, destacando características como interatividade, capacidade de comunicação, proatividade, ética, entre outras. De acordo com Bregagnoli, o estabelecimento de parcerias como essa firmada com o Cissul/Samu viabiliza a sinergia entre as instituições e beneficia a comunidade com os frutos do trabalho conjunto.

O diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula, falou sobre a atuação do campus e sobre a importância da qualificação profissional para os alunos do curso. Já a diretora de Integração com a Comunidade, Roselei Eleotério, cumprimentou a todos em nome do pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa, e mencionou os esforços da Pró-Reitoria na aproximação com a comunidade e na importância dessa parceria que pode resultar em outros projetos.

Para a aluna Monique Cristina Silva, que já atua como enfermeira da Medsul Serviço de Urgência e UTI Móvel, o curso é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. "A nossa área necessita de aperfeiçoamentos, pois não adianta você saber apenas a pratica em si, mas devemos estar sempre atualizados com novas teorias, os dois têm que andar juntos, teoria e pratica, pois a medicina muda muito. Temos que buscar novos conhecimentos sempre".

Sobre o curso

Ao todo, 200 profissionais da área de Enfermagem serão capacitados nos municípios de Lavras, Três Corações, São Lourenço, Itajubá, Muzambinho, Alfenas, Passos, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Varginha. As aulas ocorrerão a partir de segunda-feira, 25 de julho, quatro vezes por semana, com três horas diárias durante o período de três meses. Ao final do curso, os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em um estágio de 16 horas, realizado em dois sábados, no Hospital de Varginha.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Fotos:Assessoria de Comunicação do Cissul/Samu