Página inicial > Últimas notícias > 11ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas

11ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas

IFSULDEMINAS apoia a 11ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas

Evento visa fortalecer a rede de guardiões de sementes crioulas no Estado como forma de preservar a biodiversidade e promover a soberania alimentar

Feira de Sementes

Ocorre no dia 12 de novembro, na Comunidade-Luz Figueira, em Carmo da Cachoeira, a 11ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas. O evento tem o propósito de proporcionar a agricultores e outros guardiões de sementes, técnicos, apoiadores e interessados em geral um espaço de confraternização, difusão de conhecimentos e permuta de sementes crioulas. Além disso, visa fortalecer a rede de guardiões de sementes, atendendo à necessidade de implantar políticas sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o abastecimento de toda a sociedade.

Nesta edição, a Festa contará com palestra, oficinas e visita de campo, finalizando com a tradicional Feira de Troca de Sementes. Desde 2014, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) integra a programação devido à expertise na área de Agroecologia, inclusive como mantenedor de uma Casa de Sementes, no Campus Inconfidentes.

A TVIFSULDEMINAS, canal do Instituto no Youtube, irá fazer a transmissão, ao vivo, por meio deste link: https://youtu.be/iSLJ5gPdhck.

Sementes crioulas: um patrimônio genético e cultural

Ao longo da história, as sementes crioulas foram domesticadas e reproduzidas pelos povos tradicionais do Brasil sem sofrer modificações genéticas artificiais e sem o uso de agrotóxicos. De acordo com Frei Renatto, coordenador de Setor de Plantios da Comunidade-Luz Figueira e integrante da Comissão Organizadora do evento, essas sementes foram selecionadas e multiplicadas em seu ambiente natural de geração em geração e, atualmente, são preservadas por pequenos agricultores e por bancos de sementes. “As sementes crioulas possuem grande variabilidade genética, são adaptadas ao cultivo local e integram a identidade dos povos indígenas e campesinos. Por isso, constituem-se em um patrimônio genético e cultural cuja perpetuação é fundamental para a preservação da biodiversidade e para a soberania alimentar da população”, explicou.

Como participar

As inscrições para participar presencialmente do evento são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo link http://forms.gle/4Y53fQzTrb3eQA3X7. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9 9781.2025.

Quem desejar, pode acompanhar o evento de forma online, por meio deste link: https://youtu.be/iSLJ5gPdhck.

Programação

Das 8h às 12h, as atividades da Festa se concentrarão na fazenda Figueira 2 da Comunidade-Luz Figueira (Rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo, Km 716,5). Já a Feira de Troca de Sementes ocorrerá das 14h às 17h, na Praça Nossa Senhora do Carmo, localizada no centro de Carmo da Cachoeira.

Veja a programação completa, que contará com oficinas realizadas por estudantes, monitorados por docentes, dos cursos de Ciências Biológicas e de Pedagogia do Campus Inconfidentes:

8h - Acolhimento dos participantes
9h - Abertura, com apresentação do Coral das Comunidades-Luz e palestra “Sementes puras e a sustentação de uma relação construtiva com o planeta”, com Frei Luciano, gestor geral da Fraternidade-Federação Humanitária Internacional.
10h - Início das oficinas simultâneas:
1. Visita ao campo de sementes
2. Uma abordagem superior sobre as sementes
3. Ritmos astronômicos na produção de sementes biodinâmicas
4. Produção de sementes e melhoramento participativo
5. A importância das sementes crioulas para os povos indígenas
6. Quem são os(as) guardiões(ãs) de sementes na agricultura
7. Centros de origem de sementes
8. A importância e os desafios da produção de sementes pelos agricultores
9. Princípios e conhecimentos básicos de conservação de sementes
10. Abelhas nativas na polinização de sementes (oficina ofertada pelo IFSULDEMINAS)
11. Armazenamento da sementes de café orgânico para produção de mudas
12. Oficinas sobre sementes para as crianças (oficina ofertada pelo IFSULDEMINAS)
12h - Almoço
14h - Feira de Troca de Sementes (Praça Nossa Senhora do Carmo)
17h - Encerramento

Realização

Este ano, a 11ª Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas é realizada pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira, Orgânicos Sul de Minas, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Núcleo de Estudos em Agroecologia e Entomologia Raiz do Campo, Comunidade-Luz Figueira e Fraternidade-Federação Humanitária Internacional.

Texto: Assessoria de Comunicação do evento com informações da Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

registrado em: