Página inicial > Últimas notícias > Semana do Servidor 2022

Semana do Servidor 2022

Servidores do IFSULDEMINAS realizam diversas atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público

WhatsApp Image 2022 10 25 at 17.32.17 5Ao longo da semana passada, de 24 a 27 de outubro, os servidores da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) puderam realizar diversas atividades em comemoração ao Dia do Servidor Público, festejado em 28 de outubro. As ações foram organizadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria-Geral de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida (CGDPQV), que disponibilizou momentos de atenção à saúde, socialização, lazer e cultura.

WhatsApp Image 2022 10 25 at 17.55.48No primeiro e segundo dias de programação, os 136 servidores da Reitoria foram convidados a participar das atividades que se concentraram na área de vivência, com o objetivo de possibilitar maior integração e interação entre os setores. Foram oferecidos cafés (da manhã e da tarde), além de um almoço especial, preparado pelo servidor Vanderley Almeida (Campus Machado) e e pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto. Também foi montada estrutura e aberto espaço para aqueles que quisessem apresentar e compartilhar suas habilidades musical, instrumental ou manual com os colegas de trabalho. “Foi muito importante a Semana do Servidor, principalmente após esse período de pandemia que vivemos em 2020/21, acho que, como eu, todos se sentiram parte da instituição”, ressaltou Eunice Cristina da Silva, servidora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

WhatsApp Image 2022 10 24 at 12.07.02

Os campi do IFSULDEMINAS também contribuíram para o evento, desenvolvendo atividades diferenciadas. O professor Rony Mark da Silva veio do Campus Poços de Caldas para ministrar uma aula de Yoga. E, devido ao alinhamento entre a CGDPQV junto à pró-reitora de Extensão, Elisângela Silva, uma equipe de bolsistas e estudantes das áreas de Educação Física e Enfermagem do Campus Muzambinho promoveu, na última quarta-feira, o "Dia da Saúde do Servidor". Os profissionais da Reitoria fizeram um checkup: mediram a glicemia, a pressão arterial e realizaram o exame de Bioimpedância, que avalia de forma completa o estado nutricional (massa magra, gordura corporal, água corporal total e outros dados).

01 6Os terceirizados e os estagiários também tiveram a oportunidade de participar das atividades. "Nunca tinha feito Yoga. Foi uma experiência diferente. A atividade me relaxou, tanto corpo como mente. Foi bom mudar a rotina de trabalho e ter um tempo pra gente, um momento de cuidado", contou Maria Eduarda Ferreira Pinto, estagiária do setor de Comunicação.

A programação também contou com uma palestra sobre Inteligência Emocional e com uma visita guiada, por lugares históricos do município de Pouso Alegre. Além disso, durante os quatro dias, na hora do almoço, um campeonato de truco foi organizado pela Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais.

Semana do servidorA coordenadora-geral da CGDPQV, Regiane Cristina Magalhães, informou que houve forte adesão dos servidores ao evento. "Ao longo desses dois últimos anos, a pandemia, ocasionada pela COVID - 19, prejudicou as relações interpessoais entre os servidores, face à necessidade do trabalho remoto, o que impedia os encontros presenciais, bem como as confraternizações e festividades. A Semana do Servidor insere-se neste contexto e de uma maneira muito positiva, pois as várias ações possibilitaram a retomada de interação entre os servidores, além de despertar-lhes o sentimento do quão são importantes para o IFSULDEMINAS, já que a instituição não está preocupada apenas com os seus objetivos institucionais, mas também com a saúde e o bem-estar dos seus servidores. Acreditamos que um ambiente de trabalho saudável colabora de forma significativa nesse processo".

2A Semana recebeu o incentivo da gestão, que tem como uma de suas pautas a valorização do capital humano. “São de grande relevância ações como esta da Semana do Servidor. É o momento em que nós temos condições de reconhecer, valorizar e motivar os colegas servidores da nossa instituição, que trabalham dia a dia buscando trazer oportunidades para os nossos estudantes, buscando levar conhecimento e desenvolvimento para a nossa região. Os servidores são a força motriz do IFSULDEMINAS e, se nós temos o reconhecimento e os indicadores bem avaliados por parte do MEC e do Inep, é devido ao engajamento, determinação e disposição deles de fazer cada vez melhor", enfatizou o reitor Cleber Ávila Barbosa.

Assim como na Reitoria, as demais unidades do Instituto celebraram a data, como explicou a coordenadora-geral da CGDPQV. "Em setembro deste ano, nos reunimos com as Coordenadorias-Gerais de Gestão de Pessoas das unidades e lançamos a proposta de oferecermos uma semana diferenciada aos nossos servidores. A proposta foi aceita, mas cada campus teve autonomia para organizar a sua própria programação, com isso conseguimos ofertar atividades em todos os campi".

Texto: Ascom IFSULDEMINAS/Reitoria
Data: 01/11/2022