Página inicial > Últimas notícias > Estudante do IFSULDEMINAS apresenta palestra em evento internacional de Astronomia

astronomia colombia

A estudante de Licenciatura em Matemática do Campus Passos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Amanda Faria de Oliveira, de 20 anos, foi uma das palestrantes do II Encontro Regional de Grupos de Astronomia do Caribe, evento acadêmico e científico que ocorre nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), na Colômbia, com a presença de estudantes e pesquisadores de diversas regiões que compõem o Caribe Colombiano.

A licencianda está em intercâmbio na Universidade de Córdoba (UNICORDOBA) na cidade de Montería, na Colômbia. Ela foi selecionada no programa de mobilidade estudantil, por meio do edital 148/2022, para viver essa experiência educacional internacional, de agosto a dezembro deste ano, e recebe apoio financeiro do IFSULDEMINAS para custear parcialmente as despesas de passagem aérea internacional, seguro-saúde internacional e auxílio financeiro. “Essa é a primeira vez que viajo para o exterior. Sempre vi o intercâmbio como uma possibilidade de aprender um novo idioma e de me desenvolver profissionalmente, inclusive no ramo da pesquisa científica”, pontuou.

astronomia colombia2

Além de cursar na UNICORDOBA disciplinas nas áreas de Matemática pura e de Física pura, Amanda realiza projetos de investigação unindo a Matemática e a Astronomia. Tais projetos renderam-lhe o convite para proferir a palestra “Modelagem Matemática e Astronomia: o estudo de um meteoro”, que discorreu sobre o conteúdo de dois artigos científicos publicados pela estudante ao longo da vida acadêmica no IFSULDEMINAS. “Sempre tive interesse pela Astronomia, então, desde o início do meu curso tenho publicado artigos científicos voltados para a Matemática aplicada na Astronomia. O tema central da palestra foram as duas pesquisas desenvolvidas sobre o meteoro avistado na região do Triângulo Mineiro, em janeiro de 2022, e detectado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Utilizei a modelagem matemática para realizar o estudo do meteoro, juntamente com um software conhecido como Tracker. Na primeira pesquisa, obtivemos a velocidade média do corpo e, na segunda, uma função que descreveu a trajetória do mesmo. Com esses resultados, destacamos estudos futuros que podem ser desenvolvidos a partir desse evento astronômico, assim como a possibilidade de trabalhar a temática na sala de aula, onde os próprios estudantes possam realizar o estudo do meteoro em questão, via modelagem matemática e com auxílio do docente”, explicou.

A estudante foi a única palestrante internacional do encontro. Ela avaliou de forma positiva a oportunidade. “Essa foi a minha primeira palestra, então, me senti honrada por expor em outro país toda pesquisa que venho desenvolvendo. Acredito que isso contribuirá para o andamento da minha vida acadêmica, já que além de exercer a docência também anseio ser reconhecida por minhas contribuições científicas, essa é minha missão no universo, contribuir para o avanço da ciência”, ressaltou.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

registrado em: