Dinter

Servidores do IFSULDEMINAS participam da aula inaugural do Doutorado Interinstitucional

Aula Dinter 11Na segunda-feira, 04 de julho, foi realizada a aula inaugural do Programa de Doutorado interinstitucional (Dinter) promovido por meio de uma parceria entre o instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Rio Claro. Com o tema “Desenvolvimento Humano e Tecnologias”, o curso tem duração de até 3 anos e é voltado a servidores que atuam em diferentes áreas do IFSULDEMINAS.

A aula inaugural do programa recebeu o reitor, professor Marcelo Bregagnoli, a diretora de Ensino, professora Luciana Maria Vieira Lopes Mendonca, a coordenadora de Desenvolvimento Pessoal, Regiane Cristina Magalhães, e o professor e coordenador do Programa de Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Afonso Antônio Machado.

Regiane Cristina Magalhães colocou a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) à disposição dos alunos e pediu o empenho de todos para que o sucesso da iniciativa abra portas para novos programas interinstitucionais.

Em sua fala, o reitor garantiu a disponibilidade de recursos humanos e financeiros do IFSULDEMINAS para o sucesso e continuidade do programa. Bregagnoli agradeceu aos servidores que ajudaram na elaboração do DINTER e à direção do Campus Muzambinho por ceder o espaço e o apoio para as aulas in loco. Ele também destacou que espera um retorno positivo do programa, já que os trabalhos desenvolvidos são voltados para a realidade e aprimoramento da instituição.

O professor e coordenador Afonso Antônio Machado também agradeceu o empenho do Instituto Federal em garantir o apoio ao programa. Ele ainda citou as burocracias e dificuldades vividas pelos organizadores para a aprovação do programa. Ressaltou que a realização das aulas in loco é um diferencial, pois dessa forma não só os alunos se adaptam ao ritmo de aulas do programa, como também o próprio DINTER se molda à realidade do trabalho dos discentes/servidores da instituição.

Para Afonso, oferecer as duas disciplinas obrigatórias em Muzambinho é essencial para que esse programa de doutorado, formado por alunos de áreas tão diversas, se torne um pouco mais homogêneo em suas linhas de discurso e para que os professores do curso possam vivenciar a realidade dos alunos e adaptar suas aulas ao contexto institucional.

Ao todo, 12 alunos integram essa primeira turma do Dinter. Baseado no sucesso da iniciativa, a direção do IFSULDEMINAS reiterou que novos programas poderão ser ofertados.

Texto e fotos: Tatiana Duarte
Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria