Página inicial > Últimas notícias > Professor Titular

Professor Titular

Professores do IFSULDEMINAS são promovidos à classe Titular na carreira de Magistério

foto2Nos dias 05 e 06 de julho, foram realizadas as bancas de avaliação para ascensão de professores à classe Titular da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Neste ano, o processo teve uma novidade, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) conduziu a avaliação por webconferência, permitindo a economia de recursos para a instituição e mais agilidade no processo.

A DGP solicitou ao Conselho Superior alterações da Resolução 109/2014 para que o trabalho da Comissão Especial de Avaliação e a defesa dos docentes fossem feitas por meio de webconferência. No dia 28 de junho, o conselho deliberou as alterações por meio da Resolução Nº 27/2016. Ao todo, cinco professores foram avaliados, via web, em transmissão realizada na Reitoria do Instituto.

Para solicitar a avaliação, o docente deve cumprir todos os requisitos exigidos pela Resolução 109/2014 que regulamenta o processo: possuir o título de doutor; ser aprovado em processo de avaliação de desempenho; obter aprovação de memorial (mínimo de 100 pontos), que deve contemplar atividades de ensino, pesquisa e extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante ou de defesa de tese acadêmica inédita. Além disso, a promoção só ocorre após 24 meses no último nível da classe D-IV, conforme regulamenta a Resolução 109/2014 e para os ocupantes desse nível na data de 1º de março de 2013, o interstício será de 18 meses. Para conquistar a titulação, também contam as atividades desenvolvidas pelo docente, antes do seu ingresso na carreira do Magistério EBTT.

Comissão e docentes

A Comissão Especial de Avaliação foi composta pelos professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Antônio Carlos Barreto, Elaine Donata Ciabotti, Vera Lúcia Abdala e pelos professores do IFSULDEMINAS, Carlos Alberto Machado Carvalho e José Mauro Costa Monteiro, sendo todos docentes doutores titulares ou doutores nível D-IV, da mesma área de conhecimento, pertencente às instituições federais de ensino.

Um dos avaliadores, o pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Carlos Alberto Machado destacou que a ascensão do docente à classe titular oportuniza construir um retrospecto das atividades desenvolvidas no decorrer da carreira docentes. "Ficam registradas nos memoriais apresentados as diversas atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão, como também outras ações inerentes à carreira docente, como de representatividade, coordenações e gestão. Com certeza, é um momento de consolidação de uma carreira, mas também a oportunidade de redefinição de conceitos. Certamente, as novas modalidades para apresentação do Memorial, estabelecidas na Resolução Consup 027/2016 e que, permitem também o uso de webconferência para os trabalhos da Comissão Especial Avaliadora, foi um grande avanço, otimizando tempo e recursos, sem qualquer prejuízo ao processo. Parabéns aos nossos mais novos colegas docentes titulares do IFSULDEMINAS".

Os professores que receberam a titulação foram: Ana Cristina Ferreira Moreira da Silva, do Campus Inconfidentes, Marcelo Simão Rosa e Anna Lygia de Rezende Maciel do Campus Muzambinho, Edson Rubens da Silva Leite e Sérgio Pedini, do Campus Machado.

foto11

Para o professor Marcelo Simão da Rosa chegar a titular é alcançar um nível a mais na carreira. “De todo o processo, o que mais se destacou foi a atividade de agrupar todas as ações que desenvolvi ao longo desses 23 anos que atuo na instituição. Foi bom relembrar muitas atividades do início da minha carreira. Muitas delas não tive como comprovar, pois, para nós, na época, não víamos a necessidade de ficar juntando um tanto de papel. Essa preocupação, há hoje em dia. Vejo que, hoje, para muitos novos servidores há grande interesse por papel e pela fala, mas a ação fica muito a desejar. Contudo, chegar a titular é algo que aconteceu naturalmente, que não foi premeditado ou arquitetado. Quero continuar me dedicando muito por nossa instituição, pela educação”, disse.

O professor Sérgio Pedini acredita que uma carreira justa e bem estruturada é fundamental para um bom funcionamento institucional e para um envolvimento integral do servidor com a missão da instituição. Ele conta que, "participei ativamente da reestruturação da carreira docente e da adequação da carreira dos TAEs de 2011 a 2014 e acho que conseguimos avançar substancialmente em ambas. No que diz respeito à classe Titular da carreira EBTT entendo que buscou-se valorizar a produção acadêmica, científica e tecnológica, sem esquecer das particularidades da Rede Federal. Fico feliz e honrado por ter sido aprovado no processo de avaliação e espero poder continuar contribuindo com a educação profissional, científica e tecnológica do meu país, em especial no Sul de Minas Gerais".

Como solicitar a avaliação

O docente da instituição pode solicitar, a qualquer momento, a promoção da titularidade ao setor de Gestão de Pessoas, que por sua vez encaminhará à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do campus, que após análise, emitirá um parecer ao diretor e este ao reitor. A partir desse momento, o reitor providencia a abertura do processo e constitui uma comissão para avaliação no prazo de 15 dias.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
07/07/2016