Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Planejando o intercâmbio
Início do conteúdo da página

Planejando o intercâmbio

Já está de malas prontas para viajar ou ainda está pensando em como participar de programas de intercâmbio?


1 54538 O7U8O8 001Nada melhor para adquirir novos conhecimentos e ampliar a visão do que realizar um intercâmbio. Além de aprimorar o aprendizado de outra língua, é possível ter experiências com diferentes culturas, descobrir histórias, sabores, fazer novas amizades e levar também os hábitos e particularidades do país de origem.

No Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), os alunos têm a oportunidade de participar do Programa de Mobilidade Estudantil. Por meio dele, recebem auxílio financeiro e viajam para diversos países, onde há instituições parceiras como Espanha, Portugal, México, Itália, Uruguai, Colômbia, Peru, entre outros. Quer embarcar nessa ideia?

Para os trinta intercambistas selecionados no Programa do IFSULDEMINAS, que viajarão entre os meses de julho e agosto, para todos aqueles de outras instituições que também já estão de malas prontas, e para você que tem vontade, mas não sabe quais passos deve seguir, preparamos algumas dicas importantes! Para começar, é preciso ter um segundo idioma. Além de facilitar sua vida, e muito, esse é um critério essencial na hora das provas de seleção. Sim, é preciso passar por testes de proficiência em línguas para conseguir ser selecionado nos programas de mobilidade estudantil.

Mas, para incentivá-los na busca do aprendizado de idiomas, vale lembrar que o IFSULDEMINAS oferece cursos gratuitos de forma semipresencial e também a distância! É isso mesmo, você pode estudar espanhol e inglês sem sair de casa, com certificado e tudo. Além disso, há nos campi cursos de extensão presenciais. É importante ficar sempre atento ao lançamento dos editais, qualquer estudante pode se matricular. Além disso, você pode estudar a segunda língua em outros cursos disponíveis seja na sua cidade ou até mesmo on-line. Outra facilidade que o Instituto conta são os testes de proficiência em Língua Espanhola e Inglês, o chamado TOEFL ITP. As provas sempre são divulgadas na nossa página, fique atento! 

1 14926 NQ1AWZ

Sabe outros detalhes que fazem toda a diferença na hora de garantir a vaga nos programas de intercâmbio? Ser um aluno exemplar, o coeficiente de rendimento acadêmico (CoRA) deverá ser igual ou acima de 7,0. Ainda dá tempo de correr atrás e se dedicar mais nos estudos. E além disso, estar envolvido com projetos de pesquisa ou extensão também conta pontos, fica a dica!

O que não pode faltar?

Depois de passar por todas as fases de seleção e finalmente ser contemplado no programa. Chega a hora de arrumar tudinho. E para não esquecer nada para trás, separamos alguns itens básicos que não podem ser deixados de lado.

Como já foi citado, um dos objetivos do programa é auxiliar os estudantes com custeio das despesas de alojamento, alimentação e seguro-saúde internacional. Os valores são fornecidos em forma de auxílio. Vale lembrar que é responsabilidade dos estudantes saber controlar o uso dos recursos para que o valor dure o período que estiverem fora do país. Ah, aqueles que comprovarem situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar também um auxílio para compra de passagem aérea de ida e de volta. Logo, o dindin não será o problema. Entretanto, há também intercâmbios não custeados pela instituição. Ou seja, o aluno que quiser participar terá de pagar alguma parte ou todas as despesas. É importante lembrar que antes de viajar, o estudante deverá solicitar o afastamento para mobilidade estudantil em razão de intercâmbio. A Assessoria Internacional disponibiliza um modelo que deve ser assinado pelo coordenador e membros do colegiado do seu curso. É recomendável, também, que o estudante deixe uma procuração assinada em nome de uma pessoa de sua confiança – de dentro ou fora da instituição – para que, em caso de alguma pendência ou problema, essa pessoa possa atuar em nome do aluno.

Documentação

1 05Com certeza um dos itens indispensáveis na hora de se pensar na viagem, são os documentos para tudo corra bem no país de destino. Vamos lá, primeiro da lista: passaporte, confira se a validade está dentro do prazo durante a viagem. Ninguém quer perder o voo não é mesmo? Então, lembre-se da passagem área. É sempre bom levar um roteiro e se informar previamente sobre os endereços dos locais onde desejar chegar. Tem também o visto do estudante, carta da escola comprovando o pagamento ou matrícula no curso, cartão do seguro-saúde, cartão de vacinas, entre outros. Faça um check list rigoroso e não deixe nada atrapalhar sua viagem.

Já quando o assunto é bagagens, uma dica valiosa é: quanto menos levar, mais poderá trazer. Em outras palavras, é recomendável que a bagagem contenha apenas o necessário já que, ao retornar ao Brasil, é normal que o estudante queira trazer objetos, eletrônicos e roupas adquiridos no exterior.

No mais, não deixe de levar máquina fotográfica para registrar todos os momentos, um bom notebook para os estudos e aproveite seu tempo fora para aprender e viver novas experiências.

Depoimento

O estagiário da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS, Júlio Antônio Moreira Gomes Filho realizou intercâmbio entre novembro de 2013 e março de 2014. Ele foi para o Canadá e optou pela cidade de Montreal pelo fato de ser conhecida como uma cidade bilíngue, assim ele conseguiu aprender inglês e francês. “Apesar de ter sido um curto tempo, consegui aprimorar meu conhecimento e prática de ambas as línguas. Estudei em uma escola de línguas para estrangeiros e por causa disso tive bastante contato com pessoas de várias nacionalidades. O caráter cosmopolita da cidade, que possui em sua maioria imigrantes de toda parte do mundo, permitiu que eu tivesse a oportunidade de compreender as várias formas como imigrantes de vários países pensavam sobre sua nova terra. Fiquei na casa de uma senhora canadense muito simpática que já tinha vindo ao Brasil em outras oportunidades e amava nossa cultura.”

Entre os itens que ele comenta que não podem faltar nas malas são, “as dicas que posso dar para os intercambistas é que se o país que forem for frio como o Canadá, levem pouca roupa e deixem para comprar lá, nossas roupas não suportam o frio, além de que o preço fora do Brasil é bem melhor. É importante saber a localização e o telefone da Embaixada Brasileira mais próxima, caso precise. Sempre saber de cor ou ter em mãos o endereço de onde você vai ficar, caso se perca na cidade. Outra dica é levar um pouco de dinheiro em espécie para pagar os lanches e transporte até o local que ficará, e também verificar os valores das taxas cobradas pelo branco brasileiro em que você fará as movimentações. Por fim, leve a foto do namorado (a) e verifique os remédios que possa precisar e leve-os na viagem se não forem vendidos por lá.”

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 07/07/2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página