Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Visita Técnica - Data Center 2022
Início do conteúdo da página

Visita Técnica - Data Center 2022

Alunos do Campus Muzambinho visitam a Diretoria da Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS

 

IMG 1650Trinta alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio estiveram na reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), no último dia 14, para visitar a Diretoria da Tecnologia da Informação (DTI) e conhecer a estrutura da reitoria. Os alunos, acompanhados do professor Rodrigo Cesar Evangelista, foram recebidos pelo reitor, Cleber Ávila Barbosa, pelo diretor da DTI, Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, e pelos pró-reitores Carlos Henrique Rodrigues Reinato, Elisângela Silva, Honório José de Morais Neto e Thiago de Sousa Santos. 

De acordo com o professor Rodrigo, “os alunos puderam conhecer e entender toda a estrutura de TI do IFSULDEMINAS e sua importância dentro da instituição. Os alunos que foram para a visita são alunos do terceiro ano e devem ingressar no mercado de trabalho ou em cursos de graduação nos próximos meses. Essa visita técnica traz uma experiência única”.

O diretor da DTI, professor Ramon, relatou que eles se mostraram bastante interessados e perguntaram sobre o avanço tecnológico da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) da reitoria, especialmente do data center. Além disso, acharam interessante existir um setor de TI que sustenta e desenvolve as soluções institucionais, especialmente o SUAP Ensino, sistema acadêmico utilizado no IFSULDEMINAS. 

Para o professor Ramon, “A visita dos alunos é de grande importância para a formação destes, uma vez que eles têm contato com o processo de desenvolvimento de software institucional e com as metodologias utilizadas na DTI, especialmente o DevOps, uma metodologia moderna que possibilita o desenvolvimento e entregas contínuas de melhorias de software. Conheceram também o processo de gestão e planejamento de software, por meio da metodologia Scrum”. 

Além da DTI, os alunos conheceram outros setores da reitoria e puderam entender a estrutura administrativa da instituição. Ramon ainda acrescentou que a visita também traz benefícios aos servidores ao estabelecer contato com os estudantes, uma vez que a reitoria concentra os trabalhos administrativos, não havendo estudantes no local.

A aluna Ana Luísa Ferreira Marques pontuou os benefícios da visita, “Eu gostei muito de conhecer a reitoria, e principalmente, a DTI, nós, alunos do IFSULDEMINAS, não temos noção de quantas pessoas são necessárias para que a instituição funcione. Como aluna do técnico em informática, achei muito legal conhecer os profissionais de TI do IFSULDEMINAS e a maneira como eles trabalham”. Já o aluno Lucas Caruzo citou a experiência da viagem, ele disse que mesmo com o percurso cheio de curvas, a experiência foi muito valiosa e que também gostou muito do ambiente de trabalho na reitoria e das pessoas que trabalham no local.

Atualizado em: 19/12/2022

 

 

Estudantes do Técnico Integrado em Informática do Campus Passos conhecem o Data Center da Reitoria do IFSULDEMINAS

 

Captura de tela inteira 29062022 160133Nesta quarta-feira (29/06), 29 estudantes do 3° ano do curso Técnico Integrado em Informática do Campus Passos realizaram uma visita técnica às instalações da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em Pouso Alegre.

Recepção

Os estudantes foram recebidos pelos pró-reitores e diretores sistêmicos do Instituto e assistiram a palestras que forneceram um panorama sobre os principais serviços, sistemas e infraestrutura de TI existentes e ofertados aos usuários do Instituto. Nessa oportunidade, os alunos também puderam conhecer mais sobre a Política de Governança de TI do IFSULDEMINAS. Eles vieram acompanhados do coordenador do curso, o diretor-geral do Campus Passos, João Paulo de Toledo Gomes, que comentou sobre a expectativa da viagem. “Os estudantes estavam muito empolgados em vir à Reitoria, pois eles não haviam tido oportunidade de realizar visitas técnicas anteriores devido à pandemia da COVID-19 e do ensino remoto, e já encontram-se no último ano do curso”, explicou.

Organograma da DTIWhatsApp Image 2022 06 29 at 10.34.52

Também foram apresentados às coordenadorias de Logística, de Suporte, Infraestrutura e de Desenvolvimento de TI, que compõem a DTI, e são responsáveis pelas seguintes funções:
- Coordenadoria de Logística: gerenciamento de contratações e aquisições de equipamentos e recursos de TI;
- Coordenadoria de Suporte: atendimento de demandas computacionais e gerenciamento do parque computacional local;
- Coordenadoria de Infraestrutura de TI (CITI): backups dos sistemas institucionais e operação da infraestrutura local envolvida na sustentação e entrega de soluções de TI e serviços como, por exemplo, hospedagem de AVAs, SUAP, portal institucional, etc;
- Coordenadoria de Desenvolvimento de TI (CDTI): desenvolvimento e manutenção de soluções institucionais de TI como, por exemplo, SUAP, portal institucional, Sistemas de vestibular e auxílio estudantil.

Data Center

Os estudantes ainda realizaram uma visita guiada ao Data Center, que é o centro de processamento de dados institucionais. Nele ficam hospedados muitos dos sistemas (AVAs, SUAP, Auxílio Estudantil e sites) que atendem os alunos, servidores do IFSULDEMINAS e comunidade em geral. Para suportar os sistemas/sites, o Centro possui servidores de processamento e armazenamento de última geração. A sala do Data Center ainda possui dispositivos contra fogo e detecção de inundação. Além disso, a umidade e temperatura são controladas, visando prolongar a vida útil dos equipamentos. Também conta com um gerador de energia elétrica, que em caso de falta de fornecimento de energia, por parte da concessionária, é abastecido pela energia desse gerador.

"A palestra e a visita ao Data Center na reitoria do IF foi muito inetressante, principalmente para saber como é o interior de uma empresa na prática. Caso eu siga nessa área de TI, deu para ilustrar bem essa futuro". Explica o aluno de 17 anos, do curso Técnico em Informática/Integrado, Pedro Gabriel dos Santos Barros.

Já para Lívia Franklin Costa, aluna do 3º ano no curso Técnico em Informática/Integrado do campus Passos, disse que essa visita veio confirmar sua escolha profissional. "Eu já tenho uma escolha na cabeça e essa visita proporcionou, ainda mais, a certeza do que eu quero quanto profissional" 

O diretor de Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS, Ramon Gustavo Teodoro Marques da Silva, informou que há uma década a instituição começou a investir na implantação de seu Data Center e que, atualmente, o Centro está preparado para a previsível expansão de dados institucionais. “O IFSULDEMINAS entende a importância de possuir uma infraestrutura adequada para o armazenamento e processamento das soluções institucionais de TI, de forma segura e controlada. Por isso, começou a investir no Data Center em meados de 2012, e vem mantendo o padrão de investimentos em sua infraestrutura”, destacou.

Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Publicado em: 29/06/2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página