Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Propostas e parcerias
Início do conteúdo da página

Propostas e parcerias

Encaminhamento de propostas e parcerias marcam encerramento do I Fórum Mineiro da Rede Federal

Com propostas de projetos em parceria e muitos encaminhamentos, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizou, na manhã da última sexta-feira, 24 de junho, no auditório do Palace Casino em Poços de Caldas, o encerramento do I Fórum Mineiro da Rede Federal. Na ocasião, os 12 grupos de trabalho (GTs), formados por servidores de diversos setores das instituições partipantes, apresentaram os relatórios das discussões realizadas na quinta-feira, 23. O objetivo foi o compartilhamento das experiências e desafios de cada área, para a busca comum de soluções e melhorias na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Após as exposições e debates, os reitores e gestores participantes assinaram simbolicamente um relatório comum, que posteriormente será entregue a parlamentares ligados à Educação. 

forum9As apresentações dos grupos de trabalho foram intermediadas pelo reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, e pelos demais componentes da mesa de honra: o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Kléber Gonçalves Glória; o reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), José Ricardo Martins da Silva; o reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Paulo Rogério Guimarães; o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Rodrigues Almeida, o representante do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Adelson de Paula Silva; e o reitor do Instituto Federal Baiano, Geovane Nascimento.

Propostas

No grupo de trabalho sobre Ensino, foram feitas sugestões para a Procuradoria Educacional Institucional e para os setores de Acompanhamento ao Educando e Registros Acadêmicos. Entre os apontamentos, estiveram: dar ênfase à dimensão estratégica das Secretarias de Registros Escolares e Acadêmicos como espaços de administração; definir melhor as atribuições da secretaria e capacitar os servidores que atuam nela; implementar arquivos digitais para documentação escolar e acadêmica e viabilizar um sistema acadêmico integrado; utilizar indicadores sociais, como o IDH, para uma distribuição equitativa de recursos da Assistência Estudantil; intensificar a formação de servidores para a educação inclusiva e fomentar a participação dos alunos em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Giovane José da Silva, diretor de EaD do IFSULDEMINAS, apresentou as proposições do grupo de trabalho sobre Educação a Distância. Comentou que as sugestões do grupo incluem a criação de um polo EaD em Minas, a capacitação de servidores e a implantação de uma equipe multiprofissional especializada. A implementação de centros de referências nas instituições mineiras, a formação de um grupo de pesquisa e a assinatura de um convênio e termo de cooperação técnica coletivo com a Secretaria de Estado da Educação para a oferta de cursos técnicos EaD também foram propostas.

Cléber Ávila Barbosa, pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, trouxe as reflexões do grupo de trabalho sobre Extensão. Explicou que, entre as necessidades, estão: realizar diagnósticos de demandas regionais em cada instituição com o intuito de dar prioridade a elas em editais de pesquisa e extensão; promover convênios em âmbito nacional; realizar cursos de gestão em cultura; ampliar as parcerias com a sociedade civil organizada; debater a curricularização da Extensão de forma a incluí-la como uma disciplina nos cursos técnicos e superiores e prever na Matriz Conif recursos tanto para a Inovação quanto para a Extensão Tecnológica.

Na apresentação do grupo de trabalho sobre Assessoria Internacional, Narayana Bregagnoli, assessora do IFSULDEMINAS, trouxe algumas reflexões para os participantes. Disse que a internacionalização das instituições mineiras da Rede Feral precisa do envolvimento de todos os setores e o investimento em cursos de idiomas para os alunos e servidores. Além disso, destacou que internacionalizar não significa apenas receber alunos e pesquisadores estrangeiros, mas também compartilhar o conhecimento produzido dentro dos Institutos Federais. Juliana Alves, coordenadora-geral de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, e Ana Cristina Costa, assessora internacional do IFMG, mostraram as proposições do grupo. Destacaram os desafios da implementação de editais de Mobilidade Estudantil, de maneira a contemplar, pelo menos, dois alunos por campus, e a necessidade de aumentar a participação da comunidade acadêmica nos testes TOEFL ITP e TOEIC Bridge.

As propostas do grupo sobre Pesquisa, Pós-graducação e Inovação foram apresentadas pelo pró-reitor do IFSULDEMINAS, José Luiz De Andrade Pereira. Entre as sugestões, estiveram: a aproximação com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e com a Secretaria de Estado de Minas Gerais; melhor distribuição de recursos; identificar formas de cooperação em áreas de atuação comum; implantação de programas de mestrado em parceria; estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e a concretização do programa de incentivo à política de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação da rede mineira. De acordo com o gestor, as vantagens do trabalho em conjunto são inúmeras, principalmente pela economicidade de despesas e pelo maior potencial político. 

forum16

O diretor de Administração do IFMG, Matheus Frade, fez a apresentação dos itens debatidos pelo grupo "Administração/Contabilidade/Contratos/Compras e Licitação". Falou que é necessário padronizar os métodos de controle de transporte, criar indicadores, consolidar a gestão orçamentária e financeira de contratos e formalizar normas para a fiscalização desses contratos. Adiantou ainda o interesse pela realização de um evento de capacitação para os servidores que trabalham com esse tipo de fiscalização, além da formação de um grupo de discussão permanente. Outro benefício do intercâmbio entre a Rede Mineira foi o de implementação de processos de compras compartilhadas e de criação de um banco de termos de referências para licitações.

As demandas enfatizadas pelo grupo de Gestão de Pessoas foram: formatar e fortalecer o programa de recepção de servidores novos; melhorar os processos de formação de equipes multiprofissionais e ou comissões de saúde para apoio ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) e intensifcar os programas de promoção de saúde. Os gestores compartilharam experiências sobre diversos temas, como processos de remoção interna, auxílio transporte e férias, períodos de avaliação e formulários para o estágio probatório, além dos prós e contras sobre a avaliação por desempenho digital.

O grupo sobre "Desenvolvimento Institucional e Obras" mencionou a necessidade de integração das diretorias e departamentos de Infraestrutura da Rede Mineira; implantação de um treinamento de supervisão e alimentação do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec); mais intercâmbio entre o planejamento de cursos e o planejamento de infraestrutura; aquisição de softwares específicos e efetivação de profissionais da área técnica em cada campus; capacitação integrada e compartilhamento de soluções sobre banco de projetos, documentos e sistema de compras on-line.

forum22Guilherme Camilo, diretor de ingresso do IFSULDEMINAS, mostrou as propostas do grupo de trabalho "Ingresso/Concursos e Vestibulares". Contou casos de sucesso e dificuldades das diretorias de ingresso da Rede Mineira. "O compartilhamento de informações entre as comissões das instituições federais de ensino, notadamente em Minas Gerais, tem possibilitado melhorias nos processos", comentou. Entre as dificuldades, sublinhou os desafios na aplicação da legislação de cotas, a falta de um maior engajamento das instituições quanto à importância dos processos seletivos, a baixa procura dos estudantes por cursos de licenciatura e o preenchimento insuficiente de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O grupo de trabalho sobre Comunicação Social, de acordo com a coordenadora da Assessoria de Comunicação Social do IFSULDEMINAS, Érika Vilela, foi efetivamente uma troca de experiências. Dentro das propostas e desafios do grupo, estão: consolidar a marca dos Institutos Federais; conscientizar gestores sobre a importância da comunicação; colocar os institutos como pauta de publicidade institucional por parte do Ministério da Educação já que as instituições de ensino não podem investir nesse tipo de ação publicitária; investir em equipes multiprofissionais para acompanhar a expansão das instituições e crescimento das demandas; articulação de capacitações conjuntas dos profissionais do setor; aproveitamento de chamadas públicas para investimento em comunicação científica e o compartilhamento de contatos da imprensa e de atas de processos de compra de softwares de edição, banco de imagens e equipamentos de audiovisual.

Os encaminhamentos do grupo sobre Tecnologia da Informação incluíram a possibilidade de transferência de tecnologia, o estabelecimento de um canal de comunicação entre as equipes de TI, o desenvolvimento de capacitações intra-institucionais, a cooperação de boas práticas para a gestão e contratação de serviços e produtos de TI e a apresentação do processo de desenvolvimento de software das instituições.

Encerrando as apresentações, o reitor do Instituto Federal Baiano, Geovane Nascimento, elogiou a iniciativa do IFSULDEMINAS e disse que aprendeu muito: "a união de vocês mostra a força que Minas tem no país". O reitor socializou ainda os apontamentos do grupo de trabalho "Educação no Campo/Fazenda Escola/Cooperativa/Fundações". Falou sobre a importância das cooperativas para a formação técnica e empreendedora dos discentes e citou o caso de sucesso da cooperativa/escola do Campus Machado. O gestor adiantou também a proposta de realização de um fórum sobre educação no campo para uma discussão mais aprofundada sobre as cooperativas-escola.

Antes do encerramento, o professor Marcelo Bregagnoli realizou o sorteio de brindes do IFSULDEMINAS aos participantes. O reitor se mostrou muito satisfeito com os resultados do evento e agradeceu à grande participação de todas as instituições mineiras da Rede Federal: "os objetivos foram alcançados. Saímos daqui com propostas práticas aplicáveis em todas as 12 temáticas abordadas". Bregagnoli sinalizou que, além da efetivação de fóruns permanentes de discussão, o Fórum Mineiro da Rede Federal terá novas edições e que a ideia é que haja um revezamento das instituições da Rede na organização do evento.

forum28O reitor do IFMG, Kléber Glória, afirmou que a organização e o evento do IFSULDEMINAS marcaram até pelos pequenos detalhes e que foi uma honra participar das discussões. Disse que, na próxima semana, fará uma reunião em seu Instituto para compartilhar todo o conhecimento adquirido durante o Fórum. O representante do CEFET, Adelson Silva, e o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins, esperam que o fórum "se prolongue por várias ouras edições". O reitor do IFTM, Roberto Gil, deseja que seja implantado um canal de comunicação do evento e, para o reitor do IFSudeste, Paulo Rogério Guimarães, o resultado foi muito acima do que ele imaginava: "acho que todo mundo ficou com o pensamento de que isso daqui é o início e que só vai trazer benefícios para a nossa rede".

O evento

O 1º Fórum Mineiro da Rede Federal foi uma realização do IFSULDEMINAS, contando com a presença de aproximadamente 100 gestores e representantes dos Institutos Federais do estado e CEFET-MG. A abertura solene do evento foi realizada na noite de quarta-feira, 22 de junho, também no auditório do Palace Casino, em Poços de Caldas. Na ocasião, Marcelo Bender, reitor do IFSUL e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), apresentou o “Panorama da Rede Federal” e a diretora de formação profissional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Maria Estela Reis, falou aos presentes sobre “Gestão Pública em Tempos de Crise”.

Texto: Daniel Aroni - Assessoria de Comunicação Campus Poços de Caldas
Fotos: Ascom IFSULDEMINAS
27/06/2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página