Enem 2022

Provas do Enem 2022 acontecem nos dias 13 e 20 de novembro

enem 2022

Acontecem, nos dias 13 e 20 de novembro, as prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. No dia 13, os participantes irão responder a 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas e escrever uma redação. No dia 20, será a vez de resolver as 45 questões de matemática e as 45 questões de ciências da natureza.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição (CDI) do Enem 2022. O documento contém, entre outras informações, o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. O CDI está disponível na Página do Participante, no site do Enem (clique para acessar).

Informações gerais sobre o Enem 2022:

Prova -13 de novembro

- 45 questões de linguagens (Língua Portuguesa e estrangeira - inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- e redação.

Prova - 20 de novembro

- 45 questões de matemática;
- e 45 questões de ciências da natureza (Química, Física e Biologia).

Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h (há tempo extra em casos de atendimento especializado)
Término das provas no 2º dia: 18h30 (há tempo extra em casos de atendimento especializado)

Confira aqui, no site do Enem, orientações para o dia do exame, como os documentos de identificação válidos e os objetos que podem ser levados para dentro da sala de prova.

Atualizado em 09/11/2022

______________________________________________________________________________________

Inep anuncia aplicação do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

Inscrições para realizar o exame vão de 10 a 21 de maio

- Acesse a página do Enem

logo enem

As inscrições para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam na próxima terça-feira (10) e vão até 21 de maio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem 2022 terá duas versões, a impressa e a virtual, e será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. Os editais que regem a seleção já foram lançados e estão disponíveis no site do Inep e podem ser acessados logo abaixo:

- Edital Enem 2022 - versão impressa

- Edital Enem 2022 - versão digital

As cidades de aplicação do Enem impresso e digital constam neste link.

Para participar do Enem, os candidatos devem se cadastrar na Página do Participante e efetuar a inscrição, mediante o pagamento da taxa de R$ 85,00 (a ser efetuado até 27 de maio). O Inep ressaltou que os participantes isentos nesta edição, incluindo os ausentes no Enem 2021 que tiveram aprovada a justificativa de ausência, também devem efetuar a inscrição. Caso contrário, não poderão prestar o Enem.

O Enem é exclusivo para participantes concluintes do Ensino Médio em 2022 ou que já concluíram o Ensino Médio. Entretanto, o Inep comunicou que os “treineiros” poderão realizar o exame, contudo, deverão se inscrever apenas na versão impressa do Enem 2022.

Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Provas: 13 e 20 de novembro

Provas

Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30

Dia 13 de novembro

- e redação.

Dia 20 de novembro

- 45 questões de Matemática;
- e 45 questões de ciências da natureza (Química, Física e Biologia).

IFSULDEMINAS

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) utiliza em seus processos seletivos de ingresso no Ensino Superior as notas dos candidatos no Enem. Atualmente, há 80 vagas abertas para os cursos de Bacharelado em Agronomia e Tecnologia em Cafeicultura. Confira aqui esta oportunidade!

registrado em: