Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Pesquisa do IFSULDEMINAS descobre nova espécie de libélula no sul de Minas
Início do conteúdo da página

Pesquisa do IFSULDEMINAS descobre nova espécie de libélula no sul de Minas

Material foi tema de artigo em duas revistas internacionais

As libélulas são predadoras e ingerem grande número de mosquitos que transmitem diversas doenças, como febre amarela e malária. Enquanto ninfas aquáticas alimentam-se de microcrustáceos, alevinos e de outras fases jovens de insetos. Por sua importância nos ecossistemas aquáticos e terrestres associados, a ordem Odonata  atrai a atenção de pesquisadores, como o professor e coordenador do laboratório de zoologia do campus Inconfidentes, Marcos Magalhães de Souza. Após dois anos (2018-19) ele e um grupo de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas descobriram uma nova espécie na cidade de Gonçalves, no sul de Minas. O trabalho rendeu dois artigos nas revistas internacionais Odonatologica e International Journal of Odonatology.

Segundo Marcos, o projeto tinha por objetivo avaliar a diversidade de libélulas em diferentes cotas altimétricas em Floresta Mista, área de proteção ambiental Fernão Dias, em Gonçalves, com espécies que habitam pequenos córregos em florestas de menor pressão antrópica. “Há características morfológicas e coloração relacionadas ao abdome, hâmulo, lâmina vulvar e cercos que tornam esse exemplar único entre os demais. O estudo mostra a relevância da APA Fernão Dias para a conservação da biodiversidade de libélulas no Brasil. Além disso, permite a inserção dos alunos na pesquisa, reafirma e amplia o papel do IFSULDEMINAS no cenário da pesquisa na área de zoologia e nos aproxima de outras instituições", explicou.

Acesse o artigo da Odonatologica