Página inicial > Últimas notícias > 1º encontro do EduCArte

1º encontro do EduCArte

Grupo de Estudos EduCArte (Educação, Conhecimento e Arte) inicia atividades

1º encontro do EduCArte Banner Portal 300x200Foi realizado no último dia 27/10 o primeiro encontro do Grupo de Estudos EduCArte (Educação, Conhecimento e Arte). O Grupo é uma parceria entre a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e está sob a coordenação dos professores Atilio Catosso Sales (PPGEduCS/Univás), Émerson José Simões da Silva (IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre) e Luís Carlos Negri (IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes).

Proposta

A proposta é compreender de que modo a arte e o ensino, numa relação imbricada, produzem efeitos não só em práticas discursivas como também nos modos de existência, afetando fortemente as subjetividades contemporâneas e o campo da educação. Parte-se das seguintes questões:

. como diferentes práticas educativas se relacionam com as (in)possibilidades de experimentações e outras invenções em sala de aula?

. De que modo se formula a produção de conhecimento por meio de diferentes manifestações artísticas?

A aposta vai na direção de pensar a arte na relação com o ensino, não somente o ensino de arte, mas a arte e o ensino de uma maneira mais alargada; ensinar por meio de “experimentações” (que consideram o artístico) ou, ainda, ensinar por meio de gestos que produzem “experiências”, efeitos de sentidos na/pela linguagem, nas/pelas diferentes linguagens: música, dança, teatro, corpo, pintura, escultura, performance etc.

O encontro

Além de contar com a participação de membros do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás, o grupo é aberto à participação da comunidade. Segundo um dos coordenadores, Luis Carlos Negri, “já no primeiro encontro nos surpreendemos com a diversidade do grupo e a riqueza das trocas. Tivemos participantes de diversas áreas do conhecimento, de arte-educadores com anos de experiência a alunos em fase final de formação; de docentes de Letras a profissionais de saúde, de artistas profissionais àqueles que veem na arte um lugar de respiro. Por conta da facilidade de conexão que as tecnologias nos proporcionam, especialmente neste momento de pandemia, pudemos contar com a participação de pessoas dos mais variados lugares: Ouro Fino, Inconfidentes, Pouso Alegre, Nepomuceno, Três Corações, Juiz de Fora, Pará de Minas e Ouro Preto”.

A dinâmica do primeiro encontro girou em torno de uma apresentação do grupo e dos membros e do conhecimento da forma como cada um se relaciona com o Ensino e a Arte. Percebeu-se a importância da criação de um espaço múltiplo e diverso e a riqueza trazida pelas relações e trocas em rede. A desvalorização da Arte e, consequentemente, de seu ensino no ambiente escolar também estavam entre as discussões levantadas, assim como a diferença e importância desse processo no desenvolvimento do ser humano.

Aliciane Rodrigues, licencianda em Música, disse que “saiu do primeiro encontro do abastecida com a certeza de que a arte é um caminho possível e potente para a nossa educação, independente da diversidade que encontre pela frente. Os relatos demonstraram o quanto a arte atravessa a nossa existência de forma efetivamente transformadora. Os professores Atilio e Luís me deixaram com o pensamento inquieto com suas primeiras provocações e já estou ansiosa para nossas futuras discussões”. A professora do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, Carla Patronieri, ressaltou: “sentimento de pertencimento, de estar em casa, foi esse o presente que recebemos ontem ao participar do primeiro encontro do EducArte”.

Próximos encontros

Os encontros do grupo de estudos não possuem data fixa, mas devem realizar-se, em média, duas vezes por semestre. O próximo está previsto para dezembro de 2021. A participação é livre e gratuita e, em caso de interesse, pode-se entrar em contato diretamente com os coordenadores por meio dos seguintes e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

1º encontro do EduCArte   1º encontro do EduCArte

Texto: Luis Carlos Negri (Inconfidentes)