Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Inauguração CDM
Início do conteúdo da página

Inauguração CDM

Campus Avançado Carmo de Minas entrega novas intalações à comunidade

IMG 7016Na manhã desta quarta-feira (20), foram entregues à comunidade diversas obras no Campus Avançado Carmo de Minas. A solenidade de inauguração do auditório, da quadra poliesportiva, do Centro Integrado de Educação a Distância (CIEAD) e do “casarão centenário”, patrimônio histórico preservado, contou com a presença do reitor e pró-reitores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), diretores-gerais dos campi e servidores da instituição, além de autoridades políticas da esfera federal e municipal e representantes dos setores da Educação, da Polícia Militar, da Receita Federal e da sociedade civil da região.

Na cerimônia, foram adotados todos os protocolos sanitários para garantir a segurança e o bem-estar dos convidados e contou com a apresentação musical da Banda de Música da Escola de Sargentos das Armas, de Três Corações, sob a regência do maestro e subtenente Braga e dos auxiliares subtenentes Paschoal e Mac-Intyer.

As novas instalações IMG 6910

Os espaços recém-inaugurados passaram por reformas e construções desde 2018. O auditório climatizado tem capacidade para 350 pessoas; a quadra poliesportiva já está com a fundação preparada e receberá nos próximos meses cobertura; o CIEAD dá apoio e estrutura pedagógica e laboratorial para a gravação de videoaulas e ações ligadas principalmente à EaD; e o casarão centenário abriga a biblioteca central e o setor administrativo da unidade. Todos, construídos e reformados, priorizando a acessibilidade.

IMG 6899Os quatro espaços vêm somar à infraestrutura de ponta do campus, que possui 10 salas de aulas; salas de professores; coordenação de cursos e Diretoria de Desenvolvimento Educacional; setor de assistência ao Educando; cinco laboratórios de informática, um de processamento de alimentos, laboratório de análise sensorial de alimentos, de microbiologia de alimentos, de físico-química de grãos, laboratório de ciências; um bloco administrativo com cinco salas, refeitório, cozinha, salão de jogos, campo de futebol, sala para atendimento a alunos e reuniões, biblioteca, setor de tecnologia e estacionamento coberto, além de espaço maker e casa de intercâmbio.

Confira a seguir um vídeo que mostra as novas instalações e conta um pouco da trajetória do Campus Avançado Carmo de Minas.

 

Índices de qualidade

Foto 11Como mostra o vídeo, os índices educacionais do campus avançado merecem destaque. A unidade conta, atualmente, com 1.200 alunos matriculados e atende cerca de 20 cidades em um raio de abrangência de 100 quilômetros. Oferece os cursos Técnicos Subsequentes em Administração e em Alimentos; Técnicos Integrados em Informática e em Alimentos; e o Bacharelado em Administração. Também já certificou 5.390 alunos certificados em cursos Técnicos, FIC e nos programas Pronatec, Mediotec e Novos Caminhos. Além disso, possui uma das melhores relações aluno/professor da Rede Federal (77,34 alunos por professor – PNP 2020); além de contar com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 6,7 pontos contra a média de 4,2 do Brasil. Tudo isso em pouco mais de 7 anos de existência.

IMG 7001Estes índices foram elogiados pelo reitor Marcelo Bregagnoli, que juntamente com o diretor-geral pro tempore da unidade Carmo de Minas, João Olympio de Araújo Neto, o deputado federal Odair Cunha e o prefeito de Carmo de Minas, Darci Palma de Melo, compuseram a mesa de honra da solenidade. No seu discurso, Bregagnoli enfatizou que o campus avançado é uma unidade referência na Rede Federal EPCT, fato comprovado por seus elevados índices de qualidade. “Esta unidade já prosperou, fruto do trabalho conjunto desenvolvido aqui. Não foi apenas uma transformação física do ambiente, o Campus Avançado Carmo de Minas é efetivamente uma porta aberta de oportunidades, qualificando dentro da perspectiva da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

O reitor também apresentou dados referentes ao plano diretor da unidade. “Do que nós tínhamos estipulado para ampliação e adequação, a gestão entrega hoje 90 por cento do plano diretor da unidade concluído. Inclusive, a Reitoria já está de posse dos recursos necessários e prepara o processo de licitação para fazer a cobertura da quadra poliesportiva e para finalizar as instalações do CIEAD. Quero salientar que cada obtenção de um novo recurso junto ao Ministério da Educação para esse plano, ele veio dos resultados apresentados por Carmo de Minas ao longo dos anos”.

IMG 6986O diretor João Olympio listou a importância de cada uma das instalações entregues à comunidade. “O casarão era uma estrutura abandonada e, agora restaurado, guarda um imenso valor cultural e passa a ter utilidade pública significativa. A quadra poliesportiva vem agregar qualidade à prática esportiva, que é fundamental na vida do estudante. O CIEAD, num momento de pandemia que vivemos, permite que melhoremos ainda mais a oferta de ensino remoto, do qual o IFSULDEMINAS foi um dos pioneiros. E o auditório abrigará eventos importantíssimos para estudantes, servidores, colaboradores e comunidade; como este que acontece hoje e muitos outros que virão conforme a volta às aulas presenciais”.

Foto 08Em um momento da cerimônia, o deputado Odair Cunha foi homenageado pela destinação de verba, via emenda parlamentar, para implantação de usinas fotovoltaicas no IFSULDEMINAS, inclusive na unidade de Carmo de Minas. Com isso, o campus avançado passa a gerar energia limpa, reduz gastos na conta de luz e cresce de forma sustentável. “Percebemos no Campus Avançado Carmo de Minas a evolução e o aproveitamento do patrimônio público a serviço da sociedade". A pauta sustentável ainda conta com outras ações na unidade, como o sistema de armazenamento de água potável, instalado com capacidade para 90 mil litros, e o de águas pluviais para reuso, de 60 mil litros.

Depois da cerimônia, os convidados visitaram as novas instalações e, no período da tarde, houve a primeira reunião presencial do Colégio de Dirigentes, aproveitando que as equipes gestoras das unidades estavam reunidas no local.

Texto: AscomReitoria/IFSULDEMINAS
Data: 21/20/2021

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página