Página inicial > Últimas notícias > Dia das crianças - 2021

Dia das crianças - 2021

Ação em comemoração ao dia das crianças

Dia das crianças 2021 12Nos dias 6 e 7 de outubro, mais uma vez o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) apoiou a realização de ações em comemoração ao Dia das Crianças. Desta vez foi na Creche Irmã Esther, localizada no Bairro São João, em Pouso Alegre. Em anos anteriores as atividades eram desenvolvidas no espaço da própria Reitoria. O evento foi uma parceria da Reitoria com o Projeto “Manifesto Sentimento”, de Pouso Alegre, que promoveu atividades como brincadeiras educativas e de coordenação motora, todas com músicas e de forma lúdica. Foram entregues às crianças picolés e as doações das empresas parcerias e dos servidores da Reitoria. Ao todo foram doados mais 200 itens entre livros infantis, jogos educativos e brinquedos.

Creche Irmã Esther Parreira

Histórico

Dia das crianças 2021 9A creche Irmã Esther Parreira, que é mantida pelo “Movimento Social de Promoção Humana” (M. S. P. H.), é uma entidade filantrópica fundada em 1968 pela missionária Irmã Esther Parreira e por uma equipe de senhoras voluntárias de Pouso Alegre e tem por finalidade promover o bem-estar individual e familiar de pessoas da comunidade. Atualmente, o Movimento Social mantém outra unidade, a creche "Jesus Maria José", localizada no bairro São Geraldo. Estas duas unidades oferecem diariamente refeições básicas e ensino pedagógico e, juntas, atendem a cerca de 500 crianças com faixa etária de 1 a 5 anos.

Dia das crianças 2021 1Na unidade do bairro São João são atendidas cerca de 160 crianças que, atualmente, estão no sistema híbrido de ensino, com aulas de forma semipresenciais para um grupo de alunos e remoto para os demais, que recebem diariamente videoaulas gravadas pelas professoras e atividades impressas. O retorno ao formato totalmente presencial acontecerá dia 20 de outubro, respeitando todos os protocolos de segurança estabelecidos pela vigilância sanitária.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Suellen Sílvia Souza, “a Creche Irmã Esther é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e parcerias como esta contribuem de forma positiva para o bom desenvolvimento do trabalho e, dessa forma, podemos oferecer aos alunos um ensino de qualidade, utilizando os recursos pedagógicos apropriados a cada faixa etária. Graças ao apoio do IFSULDEMINAS, conseguimos equipar nossa brinquedoteca e proporcionar às crianças, de forma lúdica, atividades que contemplem os direitos de aprendizagem sempre priorizando os eixos estruturantes na educação infantil, as interações e as brincadeiras”.

Contato

Para quem se interessar em conhecer o espaço ou mesmo apoiar, a Creche está localizada na Av Uberlândia, 403, bairro São João, em Pouso Alegre e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (35) 3422-9142.

Projeto Manifesto Sentimento (insta: @manifestosentimento )

O projeto

O projeto, sem vínculos institucionais de qualquer natureza, foi criado em 2019 por jovens que se uniram para promover ações de apoio à melhoria das vidas de pessoas em vulnerabilidade social, em Pouso Alegre. O grupo atua em várias ações sociais como as que foram realizadas com as crianças na Creche Irmã Esther. Apoia, também, a criação de hortas comunitárias em bairros e ajuda famílias vulneráveis com doação de alimentos e de vestuário. Mais de 150 famílias já foram atendidas por meio do projeto, desde a sua criação em 2019.

Depoimentos dos integrantes do Manifesto Sentimento

Dia das crianças 2021 11“Ações como essas enfatizam que ajudar é necessário. Ter atenção com todos ao nosso redor, tentar fazer dias mais felizes e ver o sorriso no rosto de uma criança não tem preço. Nós, da equipe do Manifesto Sentimento, buscamos humanizar a vivência das pessoas, trazendo ações que levem felicidade para todos. Nossa comemoração com as crianças da creche trouxe um sentimento de importância do grupo social. Ficamos muito felizes de poder proporcionar tudo isso em parceira com o IF, estamos muito gratos!”
- Narandy Meyer

“A importância de projetos como o de hoje vai muito além da ação realizada. O fato de proporcionar um dia especial e uma significância para as crianças alimenta nesses indivíduos o sentimento de amor no corpo social e, também, o sentimento de carinho e pertencimento. Quando levamos olhares para lugares antes não olhados, é mostrado que nossa realidade sempre pode influenciar e ajudar na de outra pessoa. Cada ação é pensada, discutida e feita tanto com dedicação quanto com carinho, buscando sempre validar os valores do projeto em cada ato e em cada ajuda”.
- Anna Julia Costa Coelho e Marina Villela

“Nós vemos em ações como essa a importância e necessidade de atuar em conjunto, entre nós e a sociedade. Queremos fazer parte ativamente da comunidade, participando e interagindo com diferentes grupos, pessoas e realidades. Queremos também com essa ação ressaltar e mostrar a todos o valor do investimento na infância e educação, para que essas crianças possam crescer felizes e fazer parte da sociedade de maneira completa e saudável”.
- Helen Zacarioto

Texto: Nildo Batista (Proex)
Fotos: Jonaan Carvalho
Revisão: Ascom/ Reitoria do IFSULDEMINAS