Página inicial > Últimas notícias > X seminário da imigração - 2020

A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais

- Edital

- Acompanhe o evento nas Rede Sociais: Facebook

de1eebee 282c 4476 864f aa415f6b460dEstão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos para o X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, que será realizado na modalidade virtual, entre os dias 06 e 10 de Outubro de 2020.  As propostas devem ser enviadas para o email: seminarioimigracaoitaliEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o prazo para o envio de trabalhos termina no dia 15 de agosto.

Estarão possibilitadas as inscrições dos trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, sobre as influências italianas em três linhas temáticas principais:

. O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira;

. A formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais;

. A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais.

Apoio Institucional

- Consulado da Itália em Belo Horizonte

- Ponte entre Culturas MG

- Consiglio Generale degli Italiani all’Estero (CGIE)

- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - Campus Sede e Campus Governador Valadares)

Apoio

- Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA)

- Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

- Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)

- Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

- Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (MPAFPL)

- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/Campus Timóteo

- Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG)

- Comitato degli Italiani all’Estero MG (COMITES MG)

- Ente Friulano Assistenza Emigrati – EFASCE

- Casa d’Italia de Barbacena

- Associação Ítalo brasileira San Francesco di Paola - Juiz de Fora

- Associazione Lucchesi Toscani nel Mondo – Jacutinga

- Círculo Ítalo brasileiro do Sul de Minas – Poços de Caldas

- Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro

- Circolo Trentino - Ouro Fino

- Circolo Ítalo brasileiro de Monte Sion

- Circolo Italiano di Andradas

Veja abaixo vídeo documentário que retrata o evento

Este documentário retratando os eventos realizados em ocasião do IX Seminário da Imigração Italiana, em setembro de 2019 na cidade de Andradas, no Sul de Minas. A região possui grandes atrativos turísticos e é caraterizada pela agricultura familiar, com enfase na cafeicultura e vitivinicultura. A porcentagem de ítalo descendentes em toda a região é muito alta, chegando a 70% em Andradas, que faz divisa com o estado de São Paulo. O trasbordamento destes imigrantes italianos do estado de São Paulo para Minas escapa dos registros oficiais das hospedarias de imigrantes ou dos registros portuários, portanto os novos dados levantados no estudo de caso do historiador Dr. Carlos Eduardo Rovaron, pelo Circolo Italiano di Andradas, contribuem para valorar a tese de que o número de imigrantes italianos que se estabeleceram em Minas Gerais é bem maior daquele contabilizado até hoje.

Texto: Divulgação
Revisão: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS