Monitoramento da infraestrutura de TI
DTI otimiza a gestão de TI com o monitoramento avançado da infraestrutura de TI
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais ( IFSULDEMINAS) atende uma comunidade com mais de 50 mil usuários distribuídos em oito unidades, o que implica em desafios para o gerenciamento de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) robusta e eficiente. Para garantir a qualidade dos serviços e otimizar o uso dos recursos, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), por meio da Coordenadoria de Infraestrutura de TI (CITI), implementou um sistema de monitoramento completo e abrangente.
O monitoramento de TI permite à DTI coletar e analisar dados em tempo real sobre o desempenho de servidores, redes, sistemas e aplicações, identificando possíveis problemas antes que eles impactem os usuários. Por meio da configuração de alertas personalizados, a equipe técnica poderá agir de forma proativa, minimizando o tempo de inatividade e garantindo a disponibilidade dos serviços.
O monitoramento possibilita benefícios como a otimização de recursos, o aumento da segurança, a melhoria da experiência do usuário, e a tomada de decisões estratégicas com base em dados, a partir de tendências.
No portal da DTI estão disponíveis, na página de Sistemas Institucionais, os monitoramentos públicos dos seguintes recursos e sistemas de TI:
- Conectividade com a internet
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A DTI continuará investindo em tecnologias de monitoramento, buscando expandir a cobertura e integrar novas ferramentas para otimizar ainda mais a gestão da infraestrutura de TI do IFSULDEMINAS. A exemplo disso, iniciará em janeiro de 2025 o monitoramento de tráfego de rede e ataques cibernéticos, por meio do SOC (security operation center) da RNP (Rede Nacional de Pesquisa).
Com o monitoramento, o IFSULDEMINAS garante uma infraestrutura de TI mais confiável, eficiente e segura, contribuindo para o sucesso das atividades acadêmicas e administrativas da instituição.
Redes Sociais