Página inicial > Últimas notícias > Notícias da DTI > Visita Técnica - Data Center 2024

Visita Técnica - Data Center 2024

Estudantes do Campus Inconfidentes vêm à Reitoria para visita técnica ao Data Center

Foto visitaNo último sábado (17/08), estudantes do 5º período do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) estiveram na Reitoria do Instituto para uma visita técnica à Infraestrutura de Redes da Diretoria da Tecnologia da Informação (DTI). Na oportunidade, puderam conhecer o Data Center, que é o centro de processamento de dados institucionais.

Os estudantes, acompanhados do professor Silvino Santos Pimenta, foram recepcionados pelo Técnico de Tecnologia da Informação (TI) da Coordenadoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da DTI, Thiago Zucarelli Crestani, e puderam conhecer e entender toda a estrutura de TI do IFSULDEMINAS e sua importância dentro da instituição.

De acordo com o professor Silvino, os alunos ficaram muito satisfeitos com a visita. Thiago enfatizou que os discentes ficaram impressionados com a infraestrutura de TI da Reitoria e que foi um momento bastante gratificante, no qual foi possível passar uma visão pragmática sobre como ocorre o processamento de dados no IFSULDEMINAS.

Data Center

O Data Center é o centro de processamento de dados institucionais e nele ficam hospedados muitos dos sistemas (AVAs, SUAP, Auxílio Estudantil e sites) que atendem alunos, servidores do IFSULDEMINAS e comunidade em geral. Para suportar os sistemas/sites, o Centro possui servidores de processamento e armazenamento de última geração. A sala do Data Center ainda possui dispositivos contra fogo e detecção de inundação. Além disso, a umidade e temperatura são controladas, visando prolongar a vida útil dos equipamentos. Também conta com um gerador de energia elétrica que, em caso de falta de fornecimento de energia, por parte da concessionária, é abastecido pela energia desse gerador.

Texto: DTI
Data: 21/08/2024
registrado em: ,
Salvar
Aceitar todos
Recusar todos
Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Google