Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da DTI > Barramento de Serviços do PEN SUAP
Início do conteúdo da página

Barramento de Serviços do PEN SUAP

DTI implanta o Barramento de Serviços do PEN SUAP que permite a comunicação entre órgãos públicos entre plataformas distintas

Dando continuidade às ações de tramitação eletrônica de processos e documentos, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) implantou o Barramento de Serviços do PEN SUAP, que é um conjunto de serviços eletrônicos que permite a intercomunicação entre órgãos e entidades, além de usuários de quaisquer soluções de processo eletrônico. O SUAP (Sistema Unificado da Administração Pública) é a solução utilizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para a gestão de processos administrativos e acadêmicos de forma eletrônica.

O módulo ConectaGov PEN (Barramento) é uma infraestrutura centralizada que permite a comunicação entre órgãos públicos que utilizam o SUAP ou outras soluções de processo eletrônico, desde que estejam integrados à solução.

O objetivo da implantação deste módulo foi possibilitar a troca de informações entre o IFSULDEMINAS (que utiliza o SUAP) e outras entidades da administração pública que utilizam diferentes tipos de sistemas além do SUAP, como o SEI, SIPAC, eDoc, Sapiens. Diante desse conjunto de sistemas, o papel da DTI foi de interligar o SUAP do IFSULDEMINAS ao barramento PEN, possibilitando receber e despachar documentos e processos de/para outras instituições públicas (e de outros sistemas) de uma forma rápida, prática e segura.

O setor responsável em receber os processos externos será o Gabinete do Reitor (GAB). Já o encaminhamento de processos do IFSULDEMINAS para outras instituições pode ser realizado por setores que tenham esta permissão:  Coordenadoria de Arquivos (COAR) e GAB.

Importante esclarecer que existem órgãos/instituições que ainda não aderiram ao barramento PEN, o que pode ocasionar no retorno do processo ao IFSULDEMINAS, quando ocorrer algum envio para alguma dessas instituições. Para consultar os órgãos que implantaram ou estão em processo de implantação do Protocolo Eletrônico Nacional, acesse o Portal de Gestão NUP: Barramento de Serviços do PEN.

Texto: DTI
Data: 07/01/2022
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página