Página inicial > Últimas notícias > Notícias sobre os cursos FIC's > Formatura "Novos Caminhos" - 2022

Formatura "Novos Caminhos" - 2022

IFSULDEMINAS certifica cuidadores de idosos formados pelo Programa Novos Caminhos

O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas realizou, na noite dessa quinta-feira (15/12), a entrega dos certificados aos concluintes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cuidador de Idosos, do Programa Novos Caminhos. Ao todo, 17 alunos finalizaram a capacitação e agora estão prontos para o mercado de trabalho.

1

A entrega dos certificados contou com a presença dos alunos concluintes, seus familiares e amigos. Para conduzir a certificação, também estiveram presentes o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Coelho Neves; a instrutora do curso, enfermeira Daiana Rocha; o coordenador local do Programa Novos Caminhos, Silvio Boccia Sá; e o bolsista e apoio administrativo do Programa, Luiz Cláudio Marques. “É uma conquista muito grande. É um momento muito importante a gente poder estar aqui e confraternizar. Quero parabenizar vocês e fazer esse convite para acreditarem no potencial de vocês e continuarem a sua formação e os seus estudos aqui conosco. O IFSULDEMINAS está sempre de portas abertas para todos”, destacou o diretor-geral, Rafael Neves, em sua fala aos formandos.

Com 160 horas de carga horária, o curso foi realizado de julho a outubro deste ano, no período noturno, de segunda a quinta-feira, no próprio Campus Poços de Caldas. Durante o tempo em que estiveram no IF, os alunos tiveram acesso a diversos conteúdos, como o papel do cuidador, a legislação na área e os cuidados com os idosos. Também aprenderam sobre as alterações físicas geradas pelo envelhecimento, sobre as doenças mais comuns na população idosa e como ofertar os cuidados de higiene e conforto. Debateram ainda sobre como ajudar as famílias no processo de perda e de luto. “Foi um curso bem

2

abrangente e completo. O resultado foi muito satisfatório. Nós formamos alunos bem preparados, que conseguem se situar bem no mercado de trabalho, que entenderam as necessidades do idoso. São alunos que desenvolveram um perfil próprio do cuidador, pois é necessário um perfil de muita atenção e dedicação. Então, foi excelente o resultado final”, afirmou a instrutora Daiana Rocha.

Ana Rita Ramos, moradora do Residencial Mantiqueira, foi uma das alunas do curso. Depois que ingressou na capacitação ofertada pelo IFSULDEMINAS, foi contratada para ser cuidadora na Associação das Damas de Caridade de Poços de Caldas.

4

“O que eu aprendi aqui me ajudou muito a lidar com as idosas, a ter mais empatia com elas, aprender a ouvir o que elas têm para dizer, porque elas têm muita história de vida para contar. A gente aprendeu a saber o que o idoso está precisando, a dar o banho da forma correta... No curso, você tem uma visão mais ampla daquilo que vai realmente utilizar em uma instituição. Sou totalmente grata ao IF. O Instituto Federal abriu uma porta muito grande para nós. Foi uma experiência maravilhosa”, mencionou. A colega de turma de Ana Rita, a auxiliar de dentista, Marta Reis, que é moradora do Centro de Poços de Caldas, também gostou bastante da capacitação: “o curso foi maravilhoso. Agora eu estou correndo atrás, pois quero trabalhar na área. É uma área que eu gosto muito e pude me aperfeiçoar. Me ajudou bastante. Consegui aprender tudo o que eu não sabia sobre os cuidados com o idoso. É um conhecimento que eu vou levar para sempre. Sou muito grata ao IF”.

O curso FIC de Cuidador de Idosos foi o primeiro a ser ofertado presencialmente pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, por meio do Programa Novos Caminhos, após mais de dois anos de pandemia. O coordenador local do Programa Novos Caminhos, Silvio Boccia Sá, comemorou a formação bem-sucedida de mais de 50% dos ingressantes. “É sempre satisfatório a gente ter a oportunidade de trabalhar com alunos que fogem do perfil dos estudantes que costumeiramente a gente tem no IF. O filtro de entrada para este curso foi ter o ensino fundamental completo. São alunos mais velhos e que buscam uma qualificação para entrar no mercado de trabalho. Estou muito satisfeito com o resultado, a equipe é muito bacana e foi interessante trabalhar presencialmente depois de todo esse tempo de pandemia”, finalizou.

Notícia: Ascom/Campus Poços de Caldas
 Publicado em 16/12/2022

Confira as fotos da entrega dos certificados!

Confira algumas fotos das atividades práticas do curso!