Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

GreenMetric

IFSULDEMINAS participa do National Workshop do UI GreenMetric for Universities em Lavras.

01 GreenMetric BrasilNos dias 09 e 10/09 o IFSULDEMINAS participou, com 10 representantes, do “National Workshop do UI GreenMetric for Universities”. A terceira edição do evento foi realizada na Universidade Federal de Lavras e teve como objetivo possibilitar o compartilhamento das melhores práticas de sustentabilidade adotadas nos campi universitários (identificadas por intermédio do ranking anual realizado pela GreenMetric), bem como incentivar a colaboração e o aprendizado entre elas e os institutos federais.

O workshop contou com a presença do vice-presidente do GreenMetric,Nyoman Suwartha, e do membro especialista Muhammad Fuad, ambos da Universidade da Indonésia. Também estiveram presentes representes de 22 instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil. A programação do primeiro dia trouxe casos de sucesso de universidades brasileiras bem posicionadas no ranking 2018.

02 Mesa 1Para o coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, professor Sérgio Pedini, muito mais importante que conquistar posições no ranking é que o instituto federal destaque-se por suas políticas na gestão e na área acadêmica, voltadas à sustentabilidade. “Dessa forma, o ranqueamento no GreenMetric será uma consequência. Com nossa participação no evento, ficou claro que estamos no caminho certo, com projetos como o IFSOLAR (geração de energia fotovoltaica), IFPLUVIAL (captação de água das chuvas), além da economia circular, na qual conseguimos mais de R$ 1 milhão de economia nos últimos anos, com recursos obtidos via doação e desfazimento de bens de vários órgãos federais”. Sérgio ainda destacou a inovação do IFSULDEMINAS em levar diversos servidores à atividade promovida pela UFLA. “Foi um diferencial, porque quisemos que tais colegas de trabalho (que representam a reitoria e os campi) tivessem a oportunidade de aprenderem com as experiências de entidades 18 Águaparceiras, levando para casa as novas ideias e, porque não, procurando também implantá-las e desenvolvê-las em seus trabalhos”.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, “a luta é constante na melhoria das políticas de gestão e também na questão pedagógica. Dessa forma, procuramos ser coerentes com o meio ambiente, com a economia e buscamos o diferencial na formação de nossos estudantes, quando levamos tais temas para dentro da sala de aula e do currículo escolar”.

Sérgio Pedini lembrou que um dos grandes desafios, além de implementar e aperfeiçoar as ações de sustentabilidade, está a melhoria dos processos de monitoramento desses indicadores.

Entenda a avaliação do GreenMetric

19 Esgoto 1A avaliação é organizada sob seis categorias principais: estrutura dos campi e áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, uso e tratamento de água, políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente.

Criado em 2010, na Universidade da Indonésia, a nona edição, de 2018, contou com a participação de 719 instituições, 100 a mais que em 2017. Apenas 23 instituições brasileiras foram representadas no ranking. O IFSULDEMINAS foi o único instituto federal a compô-lo naquela edição. O bom desempenho na gestão de recursos renováveis, como a geração de energia solar, foi um dos principais responsáveis pelo reconhecimento da instituição no ranking de sustentabilidade. Essa política de gestão tem aliado a preocupação com a sustentabilidade à economia de recursos financeiros. Em 2017, o reitor Marcelo Bregagnoli foi convidado a falar sobre a estratégia de sustentabilidade da instituição no 3rd International Workshop on UI GreenMetric World University Rankings (IWGM), realizado pela Universidade da Indonésia, na Turquia.

Saiba quem foram os participantes do IFSULDEMINAS no workshop do GreenMetric/UFLA

Gilze Belém Chaves Borges (Carmo de Minas); Edilson Luiz Cândido (Três Corações); Maria Concebida Pereira (Passos); Ana Lúcia Silvestre (Poços de Caldas); Gabriela Belinato (Pouso Alegre); Sissi Karoline Bueno da Silva (Inconfidentes); Otávio Soares Paparidis (Machado); Felipe Campos Figueiredo (Muzambinho); Leonardo Silva Manso (Reitoria) e o Coordenador de Sustentabilidade professor Sérgio Pedini.

Texto: Ascom Reitoria (com informações da Ascom UFLA)
12/09/2019
registrado em:
Fim do conteúdo da página