Página inicial > Últimas notícias > Dia do Estagiário

Dia do Estagiário

Reitoria do IFSULDEMINAS comemora o dia do estagiário com homenagens e palestras

IMG 2147A tarde da última segunda-feira, 19 de agosto, foi marcada pela comemoração do Dia do Estagiário na Reitoria do IFSULDEMINAS, com uma  homenagem  da Coordenação de Estágios, com o apoio do Gabinete e demais coordenadores.  Atualmente, a unidade conta com 24 estagiários.

Para abrir o evento, o reitor Marcelo Bregagnoli cumprimentou a todos e falou da importância de cada um para com a instituição. Na sequência, ministrou uma  palestra sobre Liderança e Superação. “Enquanto reitor de uma instituição educacional, é motivo de orgulho poder compartilhar um pouco da experiência de vida e profissional com esses jovens que são o futuro da nação”.

Já o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, falou da importância do trabalho desenvolvido.“Nós entendemos que os estagiários são peças fundamentais dentro da Instituição, porque  trazem uma energia renovada. Assim,  o caráter educacional fica presente dentro de uma área administrativa como, por exemplo, a Reitoria, além de oxigenar a Instituição havendo uma troca de conhecimentos”, ressaltou.

Alexandro Henrique da Silva, coordenador de estágios, disse sobre os valores adquiridos durante o período. “Na minha opinião,  além de ser uma experiência da realidade do trabalho,  a prática gera valores fundamentais como competências e habilidades próprias da atividade profissional, compromisso, visão crítica, responsabilidade e  possibilita ao educando um maior preparo para a vida cidadã ”.

Palestra

IMG 2097Com exemplos do cotidiano, Bregagnoli expôs  a importância do estagiário para  a Instituição. Durante o encontro, falou sobre  ícones  do cenário administrativo, que fizeram história por suas trajetórias profissionais.

“A reitoria, por se tratar de uma unidade que não possui nos seus quadros a figura do aluno, vê no estagiário o maior elo com o mundo estudantil. Eles fazem parte do processo administrativo mas, acima de tudo, podemos executar na práxis diária processos educacionais envolvendo-os. São questões  não somente técnicas, mas de cunho formativo e de orientação", destacou.

IMG 2117Num outro momento, a ouvidora do IFSULDEMINAS, Pâmela Hélia de Oliveira, tratou da importância da ouvidoria na vida do estagiário e da população. “O estagiário que participa da rotina de trabalho do IFSULDEMINAS entenderá por meio da Ouvidoria ativa que é possível interagir com a administração pública em qualquer lugar do país, fundamentar relatos e fazer uso do canal com mais frequência para registrar elogios, sugestões, reclamações e afins,  contribuindo  para a fiscalização, o controle e o aprimoramento dos serviços públicos prestados".

Após a palestra, cada um dos homenageados recebeu uma lembrança em agradecimento ao apoio dado e desfrutaram de um momento de integração com um café.

Experiências

A estudante do 10º período de Direito, Giovanna Bruno de Oliveira, está há um ano e meio na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Diz que se sente muito motivada em atuar na Instituição. “Levarei comigo uma experiência ampla. Tive a oportunidade de acompanhar alguns processos do início ao fim, como pedidos de patentes, organização de Olimpíada, publicação em revistas científicas, entre outros”, relatou.

Carlos Eduardo da Silva é estudante do 4º período de Engenharia Civil e, há quatro meses, executa atividades na assessoria de comunicação. “Desejo seguir a vertente acadêmica. Realizar estágio dentro de um ambiente educacional foi a minha principal motivação”, disse.

“Na minha turma já haviam alunos que fizeram estágio no IFSULDEMINAS, e todos sempre falavam bem da Instituição e também do aprendizado que adquiriram em diversas áreas da Engenharia Civil. Com este estágio, levarei conhecimentos técnicos que estão sendo proporcionados a mim através das atividades e dos ensinamentos das pessoas do meu setor”, relata Vanessa Silva de Lima, estudante do décimo período de Engenharia Civil.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

20/08/2019