ID Jovem

ID Jovem garante benefícios à população de 15 a 29 anos

Documento garante meia-entrada em eventos e até mesmo passagem rodoviária gratuita

consultar cartao id jovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, criada pelo Governo Federal em 2016, é um documento gratuito com validade em todo território nacional. É destinado ao jovem de baixa renda, independentemente de estar estudando e possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, a vagas gratuitas, ou com desconto, no sistema de transporte coletivo interestadual e à isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Quem pode se beneficiar

Para adquirir o documento, não é necessário ser estudante. Tem direito a ele, o jovem que pertence à família com renda mensal de até dois salários mínimos e que está inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Vantagens do ID Jovem

São quatro as vantagens que o ID Jovem garante ao portador:

- pagamento da metade do valor em eventos, como cinema, circo, teatro, shows culturais, parques de diversão, entre outros;

- gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);

- gratuidade na emissão da Carteira Estudantil, expedida por escolas, universidades ou entidades representativas dos estudantes;

- viajar de graça ou com desconto de um estado para o outro.

Para mais informações sobre o ID Jovem acesse o site e confira o vídeo abaixo:

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 27/06/2019