Página inicial > Últimas notícias > Intercâmbio Colômbia, Uruguai, Peru, México e Argentina

Intercâmbio Colômbia, Uruguai, Peru, México e Argentina

Alunos do IFSULDEMINAS recebem orientações para intercâmbio

IMG 1002Para o segundo semestre deste ano, 25 alunos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), dos campi Machado, Muzambinho e Inconfidentes, embarcarão para uma experiência de intercâmbio para o Colômbia, Uruguai, Peru, México e Argentina. Mas antes de embarcarem nesta jornada, sete estudantes contemplados se reuniram com a equipe da Assessoria Internacional do IFSULDEMINAS no prédio da Reitoria pela manhã dessa última sexta-feira, 07 de Junho, para receberem orientações. Os outros 18 estudantes se reuniram no Campus Muzambinho.

Em um primeiro momento, o pró-reitor de Extensão, professor Cléber Ávila Barbosa, saudou os alunos e falou sobre a importância de programas como este para a Instituição, “temos prezado muito esse programa de mobilidade porque entendemos que ele traz uma grande contribuição para a Instituição e para os alunos que irão para o intercâmbio. Percebemos que isto oxigena a Instituição, trazendo condições a fim de avançar em novos projetos e ações”, explanou Barbosa, que também disse que o IFSULDEMINAS está se esforçando para manter programas como o de Intercâmbio mesmo frente ao contingenciamento de recursos que ocorre nos últimos anos, buscando alternativas como parcerias para mantê-lo.

Em um segundo momento, o reitor Marcelo Bregagnoli deu as boas-vindas aos alunos e falou sobre a importância da mobilidade estudantil. “Nós priorizamos e apoiamos os programas de mobilidade estudantil. Os estudantes serão embaixadores do IFSULDEMINAS no exterior e devem aproveitar ao máximo a experiência tanto em sala de aula quanto nos projetos de pesquisa e extensão”, afirmou Bregagnoli, que também enfatizou a importância dos intercambistas retornarem com projetos e ideias para repassarem aos demais alunos do Instituto.

O assessor de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS, Rafael Tenório, e a assistente em administração, Ana Paula Villela, esclareceram dúvidas dos intercambistas, falaram sobre as normas das universidades anfitriãs, a necessidade de adquirir um bom seguro-saúde, deram sugestões para que os alunos consigam um bom aproveitamento acadêmico durante o período de intercâmbio, orientaram também sobre a possibilidade de participação em atividades de extensão, pesquisa e estágios e esclareceram sobre como funcionará a compra da passagem aérea, entre outros assuntos.

Bolsas1

O IFSULDEMINAS contemplará 13 estudantes, de acordo com o Edital 76/2019, com auxílio financeiro de R$ 8.000,00 durante o semestre acadêmico, mais R$ 3.000,00 para compra de passagem aérea e R$ 1.000,00 para seguro-saúde internacional.

Já pelo edital 83/2019, o IFSULDEMINAS oferecerá para os outros 12 alunos uma bolsa de R$ 2.000,00 para compra de passagem e de R$ 1.000,00, para seguro-saúde internacional. Já a universidade acolhedora oferecerá um apoio financeiro aos estudantes, seja em forma financeira ou oferecendo alimentação e alojamento.

Expectativas

Juliana Martins Braz estuda Engenharia de Alimentos, no Campus Inconfidentes, e contou como este intercâmbio poderá contribuir para a sua formação. “Eu sempre tive vontade de fazer um intercâmbio, desde o dia em que entrei na faculdade, porque tive contato com outras pessoas que já fizeram esta viagem e, com isto, pude ver o crescimento deles como alunos e profissionais”, esclareceu a aluna, que irá para a cidade de Chetumar, no México, e deverá ficar por aproximadamente 5 meses na Universidade de Quintana Roo.

Já a estudante em Administração do Campus Machado, Solange de Carvalho Lourenço, de 29 anos, informou que o intercâmbio a ajudará na sua formação profissional e pessoal, pois possibilitará novos conhecimentos. “Tenho a expectativa de saber mais sobre Gestão de Pessoas, área na qual pretendo trabalhar após minha formação e buscar voltar fluente em espanhol”, finalizou a estudante, que deverá ir para a Colômbia, na Universidade de Unibagué, por aproximadamente 4 meses.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
10/06/2019