ENEM

IFSULDEMINAS adota notas do ENEM como forma de ingresso em seus cursos superiores em 2019

vestibular enem facebook01A partir do segundo semestre de 2019 a nota do ENEM será a forma de ingresso  para os cursos superiores presenciais e EaD do IFSULDEMINAS, juntamente com o SISU, que já está em uso. Esse novo formato será utilizado para os estudantes que ingressarão em 2020. Atualmente o Instituto Federal oferece 39 cursos superiores, divididos nos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, totalizando 1680 vagas. Dessas, 80% serão ofertadas pelo Enem e 20% pelo SISU.

O Exame Nacional do Ensino Médio está em vigência desde 1999. Ele avalia o desempenho e a qualidade do ensino no país, auxiliando na mensuração de desempenho discente, com suporte, se necessário, à implementação de políticas públicas na área da educação. Em sua edição 2018, mais de 5 milhões e meio de estudantes estiveram aptos para participar das provas em todo o país.

Para os cursos técnicos a forma de ingresso será a mesma, por processo seletivo, e agora sem redação.

Maior acesso aos cursos superiores

A adoção do ENEM pelo IFSULDEMINAS vai ao encontro de uma prática já utilizada por centenas de instituições públicas e privadas brasileiras. Além disso, o ENEM é considerado o maior processo seletivo de acesso ao ensino superior do Brasil, com know how de 20 anos. Com ele, os estudantes podem participar de programas do Governo Federal como:

- Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições particulares;

- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que concede financiamento sem juros ou com juros baixo em faculdades particulares;

- Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferta vagas em instituições públicas de ensino superior.

O ENEM em números

Em 2018 a região Sudeste foi responsável por 36,6% dos 5,5 milhões de inscritos, seguida pelo Nordeste, com 32,8%. As mulheres representaram 59% dos participantes, que estavam concentrados na faixa etária dos 17 anos (17%), 18 anos (15,9%) e 19 anos (10,6%). A faixa dos 21 a 30 anos reuniu 27,8% dos participantes. Além disso, 58,7% dos inscritos haviam concluído o Ensino Médio, enquanto 29,7% cursavam o último ano, em 2018. Os “treineiros”, que fizeram o Enem em busca de autoavaliação, representaram 10,6% dos inscritos.

Saiba mais

Perguntas mais frequentes dos participantes: https://enem.inep.gov.br/faq#cronograma_faq

Press Kit para Imprensa: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2018/presskit/press_kit-enem2018.pdf

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS