Página inicial > Últimas notícias > Curso de governança

Curso de governança

IFSULDEMINAS promove curso sobre governança para gestores

IMG 0537Entre os dias 29 e 30 de abril foi realizado, no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o Curso Governança Pública: Novas Orientações de Política de Governança pelo Decreto 9.203/2017. Participaram membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) do Instituto, que é composto pelo reitor, pelos diretores-gerais dos campi e seus substitutos, pelos pró-reitores e seus substitutos. Também estiveram presentes o chefe de gabinete, a auditora-chefe, procurador, corregedor e servidores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Organizado pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal, o curso contou com 16 horas. A coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida, Regiane Cristina Magalhães comentou que, “fazer mais e melhor com menos recursos, esse é o desafio da Administração Pública em um cenário que apresenta a necessidade de entrega de melhores serviços ao cidadão aliada ao aprimoramento da eficiência organizacional. Governança, nesse cenário, é expressão essencial quando tratamos da necessidade de alinhamento da atuação das organizações às expectativas de resultado esperados por todas as partes interessadas. O curso foi alinhado às práticas de governança apresentadas no Referencial Básico de Governança Aplicado a Órgãos e Entidades da Administração Pública publicado pelo Tribunal de Contas da União”.

O secretário-geral adjunto de Administração do Tribunal de Contas da União (TCU), Adriano César Ferreira Amorim ministrou o curso e explicou que a ideia foi passar conceitos de governança, qual importância de uma boa governança na administração pública e práticas e inovações que podem ser adotadas para garantir que os resultados sejam alcançados. “Precisamos ter mecanismos de interação com a sociedade para identificarmos quais as demandas, ter um critério de priorização dessas demandas, formas de internalizá-las no planejamento estratégico, definir metas e indicadores para áreas, ser transparente e mostrar resultado. São vários mecanismos que podem ser adotados tanto na área de liderança, definição de estratégia, controle e acompanhamento”, afirmou Amorim, que acrescentou ser o planejamento o instrumento principal para a instituição conseguir não só ouvir as demandas, mas transformá-las em ações.

Para o pró-reitor de Administração do IFSULDEMINAS, Honório José de Morais Neto, o curso aconteceu em um momento importante para a instituição, pois veio logo após a apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do relatório de gestão. “Estamos caminhado para uma análise mais crítica de nossas metas e o curso corroborou com esses pontos. O próximo passo será a construção do plano tático e apresentá-lo no Colégio de Dirigentes e comissões”, apontou o pró-reitor.

IMG 0584

A diretora substituta do Campus Avançado Carmo de Minas, Arthemisa Costa, participou do curso e comentou que “ele foi muito relevante, pois trabalhou com o conceito de entrega para a sociedade de um produto, que é um valor público, e que cada instituição pública tem que entregar seu valor. Foi uma atividade teórico-prática, vimos a questão de estratégia, gestão de riscos, governança pública para colocarmos em ação os conceitos aprendidos e verificar no que a instituição já está caminhando e o que precisamos melhorar. A preposição também de montar os grupos com representantes dos diversos campi e da reitoria tem permitido uma interlocução muito boa com as unidades”.

Já o diretor de Tecnologia da Informação, Gabriel Maduro Marcondes Pereira disse que o curso foi uma oportunidade para balizar o entendimento. “Foi uma ótima oportunidade, contamos com a presença de gestores da instituição, num momento que estávamos precisando aprimorar esse conhecimento entre todos. A partir do curso, poderemos avançar nas frentes de trabalho e elevar mais um degrau para o IFSULDEMINAS”, enfatizou o diretor.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
02/05/2019