Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia do esporte

Dia do esporte é comemorado com diversas ações nos campi do IFSULDEMINAS

Os campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizaram várias atividades esportivas em comemoração ao “Dia do Esporte”. O Dia Institucional (10 de abril) foi incluído no calendário escolar do IFSULDEMINAS pela Pró-reitoria de Extensão, por meio da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer e foi estabelecido em decisão do Conselho Superior (Consup). O objetivo é incentivar a prática esportiva entre os estudantes de todos os cursos e níveis, bem como entre os servidores no espaço escolar.

"Dia do Esporte" movimenta o Campus Machado

DSC 0112O Campus Machado antecipou a comemoração do "Dia do Esporte" e realizou ações no último dia 03. Uma programação variada e com diferentes modalidades esportivas agitou o campus, dentre elas: basquete, futsal, truco, xadrez, tênis de mesa, voleibol e futebol de campo. Segundo o coordenador de Esportes do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Paulino, desde a institucionalização do “Dia do Esporte”, houve um crescimento significativo da participação de estudantes nas práticas esportivas. Cerca de 30% a mais de alunos do campus passaram a praticar, pelo menos, uma das modalidades oferecidas. “O que queremos é que o aluno seja despertado para a prática esportiva. Uma coisa bacana, por exemplo, quando trouxemos a fase regional do JIFs para o campus, em 2015, é que muitas pessoas acharam que seria prejuízo para a escola, mas não houve depredação nenhuma. Aumentou a procura dos alunos pelas atividades esportivas. Todo mundo querendo viajar e participar dos jogos. O que isso traz de significado é o incentivo à prática cultural”, comentou.

Para ele, o apoio do IFSULDEMINAS ao esporte chama a atenção, inclusive, dos estudantes do Ensino Fundamental, que se sentem atraídos pelas atividades oferecidas pelo campus. “O Governo do Estado só oferece o JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), já o Instituto promove o “Dia do Esporte”, fases locais e programações internas, como intercursos e interclasses. São diferenciais e também incentivos aos alunos”, completou Paulino.

Jennifer Lorrane Santos Oliveira é estudante do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária. Dentre as modalidades esportivas preferidas, estão futsal e handebol. Empolgada, ela joga como goleira e pretende ser uma profissional do esporte. “Eu jogava na minha cidade, Carmo da Cachoeira, e continuei jogando ao chegar aqui. O treinamento daqui é muito diferente, mais aprimorado, não é só jogo, passa técnica também”, explicou a aluna.

Caminhada “Pelas Trilhas da Fazenda” em Inconfidentes

O "Dia do Esporte" foi comemorado, no Campus Inconfidentes, com a caminhada “Pelas Trilhas da Fazenda”. Cerca de 150 estudantes, servidores e moradores de Inconfidentes percorreram o trajeto de 2 quilômetros pelas vias da fazenda-escola. 

IMG 4969

Segundo o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a ação teve por objetivo aproveitar o espírito esportivo para integrar a comunidade. “Com esta iniciativa, nós abrimos a fazenda de nossa instituição para as pessoas praticarem esportes. Queremos que as pessoas compreendam como nossa fazenda pode ser útil para a comunidade praticar caminhadas”, comentou Fernandes.

Uma das participantes mais entusiasmadas do evento era Dona Lázara da Silva Ribeiro. Ela tem 84 anos e tirou um tempo das tarefas de casa para se encontrar com as amigas e caminhar. “Estou gostando de tudo, principalmente ver a paisagem e conversar com minhas amigas”, disse ela.

No meio da caminhada, uma parada para o café servido na casa de madeira, no alto da fazenda. Houve aferição de pressão arterial. De acordo com a estudante do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, Josiane Maria Pereira, o exercício físico deve se tornar rotina. “Estou gostando muito. Quero fazer das caminhadas uma ação rotineira”, ressaltou Josiane.

O evento foi organizado pelos Setores de Recursos Humanos e de Esportes do campus. Além da caminhada, o quadro semanal “Dia a Dia com Instituto Federal de Inconfidentes” pela rádio Inconfidentes FM, também incentivou a comunidade para as práticas esportivas, por meio de uma entrevista concedida pelo professor de Educação Física do campus, Carlos Alberto Simeão Júnior. “No ambiente escolar, o esporte deve ser educativo e incluir todos, independentemente de desempenho com excelência”, defendeu o docente.

Dança, Karatê, Jiu-jtsu, xadrez e roda de conversa no Campus Pouso Alegre

Um dia voltado para as práticas esportivas com momentos de diversão e interação entre os alunos. Assim foi o "Dia do Esporte" no Campus Pouso Alegre, nesta última quarta-feira, 10 de abril. As atividades começaram com uma roda de conversa sobre a importância do esporte, no auditório, com Rafael Silva Felício, as karatecas Ana Júlia, Lara Ferreira, Ana Francisca e o professor de Karatê João Batista Rodrigues.

Dia do esporte 44Durante o bate-papo, Rafael Felício que representou o irmão Cristiano Felício, jogador de basquete do Chicago Bulls, falou da trajetória do irmão, de como os estudos e a persistência do atleta pouso-alegrense foi importante para ele se tornar ídolo de um dos mais importantes times de basquete da NBA. “O esporte como um todo ajuda no desenvolvimento do caráter de uma pessoa, na perseverança, tudo o que você faz no esporte você pode levar para a vida”, disse.

A atividade foi encerrada com um sorteio de brindes enviados dos Estados Unidos pelo jogador Cristiano Felício. Em seguida houve aula de zumba com outros ritmos intercalados numa aula de dança da professora Anna Karen Dias. Partidas de xadrez e técnicas de defesa pessoal através do Jiu-jtsu foram outras atividades do dia. “É muito importante o Instituto incentivar o esporte. No caso do Jiu-jtsu é bom para as pessoas deixarem de ter preconceito, de acharem que é um esporte violento. E para os alunos é bom que eles descarregam as energias”, explicou Tomas Leandro Cavalcanti Souza, ex-aluno do IF que ajudou nas demonstrações do esporte. Para a aluna Maria Eduarda Pereira Santos do 3º ano do curso técnico em Informática, “o dia do Esporte vem para integrar mais os alunos. É um momento de relaxamento de toda a tensão dos estudos, principalmente às vésperas da nossa semana de provas. Um momento de lazer. Uma iniciativa muito boa do IF”.

Em razão de atividades acadêmicas, o "Dia do Esporte" será comemorado em 13 de abril, no Campus Passos. Alunos e servidores poderão participar de uma aula de zumba, partida de futebol ou conhecerem mais sobre a modalidade crossfit. As atividades serão realizadas a partir das 7h30 e seguirão até às 13h. Também será sábado letivo, referente às aulas de quinta-feira. Já no Campus Avançado Carmo de Minas, o "Dia do Esporte" será em 24 de abril. 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
11/04/2019

Campus Inconfidentes

Campus Machado

Campus Pouso Alegre



Três Corações

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página