Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Servidores homenageados
Início do conteúdo da página

Servidores homenageados

IFSULDEMINAS realiza homenagem aos servidores aposentados em 2018 

IMG 9500Com o objetivo de prestar uma homenagem aos servidores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) que se aposentaram em 2018, a Diretoria de Gestão de Pessoas realizou um encontro na última quinta-feira, 31 de janeiro, na Reitoria, como forma de reconhecer os serviços prestados e agradecê-los por sua contribuição ao desenvolvimento da instituição.

Onze servidores dos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Pouso Alegre foram homenageados. No entanto, três não puderam comparecer. O momento especial contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, do diretor de Gestão de Pessoas, Luiz Ricardo de Moura Gissoni, servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria e dos setores de Recursos Humanos dos campi, além dos familiares dos homenageados. Essa foi a primeira edição e de acordo com a coordenadora de Qualidade de Vida do Servidor, Mônica Ribeiro de Araújo, “a partir de agora, o evento acontecerá semestralmente. A homenagem é um meio de agradecermos pela colaboração e participação no fortalecimento da nossa instituição”.

Homenagem

Os servidores foram recebidos pelo diretor de Gestão de Pessoas, Luiz Ricardo de Moura Gissoni." Sabemos da importância dessa homenagem. Mais do que isso, temos ciência do quanto ela é justa. Há muito tempo a Instituição carecia de uma ação como essa. É uma forma simples, porém significativa, de reconhecer todo o trabalho dessas pessoas em prol da educação e em prol do IFSULDEMINAS. São servidores que merecem todo o nosso respeito. Se hoje estamos em uma Instituição renomada é porque essas pessoas ajudaram a construir isso ao longo desses anos". 

O reitor do IFSULDEMINAS também deu boas-vindas aos homenageados. “É um momento muito especial, homenageamos pessoas que carregaram a Instituição desde o início, são vocês que estavam lá na formação inicial do Instituto, que começou com as escolas agrotécnicas. Esta é uma homenagem singela, mas de coração, de reconhecimento daqueles que estiveram na instituição como gestores, professores, técnicos, cada um desempenhando sua função que contribuiu grandemente para o desenvolvimento e crescimento do Instituto. Agradecemos de forma especial a todos vocês”. 

A solenidade também contou com a apresentação dos músicos da Escola Vivace Carina Barbosa, Daniel Xavier e Flávio Bastos (também professor do Campus Pouso Alegre). Em seguida, foi o momento de entrega das placas de homenagens aos servidores Hélio Gallo Rocha, Segisfredo Oliveira Freire, Lauro Santini, Valéria de Rezende Pereira e Rômulo Eduardo Bernardes (Campus Muzambinho); Edu Max da Silva, Claudino Pinto Cardoso (Campus Inconfidentes); Luiz Antônio Arantes, Sérgio Ricardo Brigagão de Carvalho e João Afonso de Carvalho (Campus Machado) e Paulo do Nascimento (Campus Pouso Alegre). Para finalizar o momento, os participantes foram convidados para um café. 

IMG 9535

"Homenagear os servidores que completaram o seu ciclo de trabalho é uma forma de reconhecer todo o seu esforço e dedicação ao longo de vários anos. Essas pessoas ajudaram a transformar o IFSULDEMINAS no que ele é hoje. Todas elas fazem parte dessa história e é louvável que isso seja reconhecido. São servidores que se dedicaram a vida toda à educação, direta ou indiretamente. Muito da nossa evolução deve-se ao trabalho realizado por essas pessoas lá atrás. Foi notável a alegria deles em receber essa singela homenagem. Realmente, um momento ímpar. Sempre fazemos uma bela recepção pra quem tá chegando com cerimônia de posse e boas-vindas. Faltava ainda uma forma de reconhecer e agradecer quem está se aposentando", comentou a servidora Regiane Magalhães, coordenadora geral de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida. Ela explicou que esse foi o pontapé inicial, que a intenção é que se repita periodicamente.

Depoimentos

“Estudei na Escola Agrotécnica Federal de Machado e encerrei minha carreira como professor no atual Campus Machado. A homenagem foi ótima, muito importante a Reitoria lembrar que passamos por esse pedaço de chão, que fizemos parte da história do Instituto”, disse João Afonso de Carvalho.

Para Segisfredo Oliveira Freire o evento foi um momento para relembrar sua trajetória como servidor do Campus Muzambinho. “A homenagem foi muito válida. Lembro que antes de ingressar como servidor na Escola Agrotécnica de Muzambinho estava perdido quanto a minha vida profissional. E desde que comecei a trabalhar lá a minha vida começou a caminhar melhor. Aprendi muito e sou grato”.

“Esse encontro foi sensacional! É uma forma de valorizar as pessoas que realmente contribuíram, cada um a sua maneira, para que o Instituto chegasse até aqui. Nada mais justo que uma homenagem aqueles que trabalharam incansavelmente pelos campi ou antigas escolas agrotécnicas. Hoje acredito que é impossível ficarmos sem os institutos, fazemos parte da formação de pessoas que no futuro vão gerir esse país. Eu cresci muito e todos nós crescemos juntos. A gente saí do campus, mas o campus não saí da gente”, comentou o professor Rômulo Eduardo Bernardes da Silva.

“Vivi muitas experiências, fiz amizades. Era para eu ter aposentado em 2016, mas quis ficar um pouco mais e me senti muito honrado com a homenagem”, disse Luiz Antônio Arantes.

 Sérgio Ricardo Brigagão de Carvalho comentou que gostou demais da homenagem. "Tudo que tenho agradeço ao Campus machado, foram anos de muito aprendizado, fiz muitos amigos”.

O homenageado Edu Max da Silva foi representado pela esposa Maria Teresa Nunes, que transmitiu uma mensagem do servidor. “Devido a uma cirurgia, não pude comparecer à honrosa homenagem aos servidores aposentados. De maneira alguma poderia deixar de agradecer a oportunidade e aos longos 38 anos de parceria. Vi a Escola Agrotécnica de Inconfidentes crescer e o IFSULDEMINAS nascer e completar 10 anos. Pude, com a minha experiência, contribuir para o conhecimento e crescimento de milhares de alunos que por lá passaram. Anos de trabalho duro, porém recompensadores e que me trazem a sensação de dever cumprido. Foram anos de grandes momentos que contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal. Agradeço pelo enorme respeito profissional, ensinamentos e amigos que cultivei. Foi um imenso prazer compartilhar o Instituto com profissionais tão competentes e empenhados. Sou grato por ter feito parte disso tudo”.

Valéria de Rezende Pereira comentou que a homenagem foi uma iniciativa importante da gestão. “O Instituto fez parte praticamente da minha vida profissional inteira. Deixou marcas importantes, tanto do conhecimento, experiências, oportunidades de desenvolvemento e aperfeiçoamento adquiridos quanto também de ações importantes que consegui desenvolver. Sinto orgulho por ter participado e contribuído para o crescimento da Instituição”. Ela ainda deixou um recado aos servidores, “desejo que todos que trabalham aqui, assim como eu, sejam muito felizes e se realizem profissionalmente e que se empenhem muito. O IFSULDEMINAS é uma instituição que merece contar com a nossa dedicação, pois o trabalho frutifica e se transforma em ações que geram benefícios para a sociedade, principalmente para os alunos, isso é o mais importante”.

Texto e fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
04/02/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página