Cursos UAB

Mais de 500 alunos começam capacitação nos cursos de Pedagogia e Formação Pedagógica ofertados pelo IFSULDEMINAS E UAB

Outras 50 vagas, exclusivas para servidores do Instituto, estão abertas e inscrição vai até 12/12

As aulas dos cursos de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na modalidade a distância, ofertados pelo IFSULDEMINAS por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), tiveram início no dia 20 outubro. As aulas inaugurais foram realizadas nos polos de oferta: Campo Belo, Ilicínea, Monte Sião, Passos, Paraisópolis e Santa Rita de Caldas. No total, são 500 alunos matriculados, sendo 300 de Pedagogia, 200 de Formação Pedagógica e mais 50, que serão selecionados pelo Edital 158/2018, que está com as inscrições abertas e é voltado para servidores do IFSULDEMINAS. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre até o dia 12 de dezembro de 2018.

O curso de Formação Pedagógica tem como requisito a conclusão de um curso superior, possui duração de dois anos e confere ao diplomado a formação pedagógica necessária para atuar como professor na Educação Profissional e Tecnológica. Já a oferta do curso de Pedagogia é um atendimento à grande demanda regional pela formação de professores, sobretudo para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil. Todo o conteúdo dos cursos é trabalhado na plataforma virtual de aprendizagem, sendo que o aluno comparece ao polo apenas para receber assistência técnica e pedagógica, caso seja necessário, e para realizar as avaliações, uma vez ao mês.

A aluna do curso de Formação Pedagógica, Jovanete da Silva Melo Damião, conta que seu objetivo com o curso é aprimorar o conhecimento na área da educação. Ela é formada em Administração de Recursos Humanos e já ministra aulas em um curso técnico na cidade de Pouso Alegre. “Quero aprender metodologias de ensino para melhor ministrar as minhas aulas. Estou gostando muito do curso, pois os tutores e o professor são atenciosos, o conteúdo disponibilizado na plataforma é de fácil compreensão e as atividades são diferenciadas, a turma está conseguindo interagir bem”, explicou Jovanete.

Saiba mais sobre UAB

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema criado com a finalidade de financiar a oferta de cursos superiores na modalidade à distância. Periodicamente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lança um edital e as Instituições públicas fazem suas propostas de oferta de curso, especificando o curso, os polos e a quantidade de vagas pretendidas. As Instituições contempladas têm o curso financiado pela CAPES.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
10/12/2018