Aula Inaugural

IFSULDEMINAS realiza aula inaugural do curso de Vendas para o Setor público

IMG 6369 001Na tarde dessa última quinta-feira, 04 de outubro, foi realizada a aula inaugural do curso de Vendas para o Setor Público, no Campus Pouso Alegre. O curso conta com 400 alunos e é ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio das pró-reitorias de Extensão (PROEX) e Administração (PROAD) e da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (ACIPA). Para vender aos órgãos públicos, é necessário concorrer nas modalidades de compras e licitações que exigem uma série de requisitos. A proposta do curso é levar aos interessados conhecimentos sobre esse sistema e sobre o atendimento à legislação pertinente.

Aula inaugural

Os alunos foram recebidos pelos pró-reitores Cléber Ávila Barbosa (Extensão), Honório José de Morais Neto (Administração), pelo presidente da Associação de Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa), Luiz Filipe Valias Vargas, pela diretora-geral do Campus Pouso Alegre, Mariana Felicetti, além da equipe de professores facilitadores que ministrarão as aulas.

Em um primeiro momento, Honório deu boas-vindas aos estudantes e reiterou a importância do curso. Ele destacou que apenas 8% do valor gasto pelo IFSULDEMINAS no ano anterior foi direcionado para empresas da região. “O nosso objetivo é cumprir nosso papel de apoiar o desenvolvimento local. Queremos levar mais conhecimento para as empresas locais para que possam participar dos nossos processos licitatórios”, concluiu.

“Temos trabalhado constantemente para garantir ao empreendedor o conhecimento necessário para realizar suas atividades. A parceria com o Instituto é muito produtiva, pois as empresas precisam de informação técnica para participar das licitações. Percebemos que as empresas de outros estados e regiões acabam ganhando as licitações com um preço não tão favorável para o setor público. Queremos com esse curso treinar os profissionais locais para consigam ganhar as licitações com um preço ainda melhor", comentou Luiz Filipe Valias Vargas, presidente da Acipa.

Já o pró-reitor de Extensão, Cléber Ávila Barbosa, vê como relevante e oportuna a parceria com a Acipa, “temos um efeito sinérgico quando nos unimos em prol de um atendimento que é latente na região. Temos sido procurados por vários arranjos produtivos locais para abertura desse curso. As empresas precisam de apoio para entender quais os caminhos e metodologias para concorrerem nas licitações”.

Orientações

Os alunos foram orientados sobre a plataforma utilizada no curso, o moodle (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem), também foi apresentada a metodologia que será utilizada, o cronograma, divisão das notas, avaliações e fóruns e também o contexto e disciplinas do curso.

Marco Antônio de Melo, um dos professores facilitadores do curso, explica que o Curso de Vendas para o Setor Público é uma oportunidade para os empresários e profissionais conhecerem melhor sobre as compras realizadas e a forma utilizada pelo Setor Público para adquirir seus produtos e contratar os serviços necessários para a sua manutenção e prestação de serviços aos cidadãos, como saúde, segurança e no caso do IFSULDEMINAS, a educação. “creio que a capacitação possibilitará que as empresas locais e regionais participem das licitações, e que poderá proporcionar o aumento de vendas, bem como a redução de custos e prazos para a própria Administração, em virtude do transporte”, afirmou.

Patrícia de carvalho é aluna do curso e servidora pública da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Ela é responsável pelo processo de compras do laboratório e quer entender mais sobre o funcionamento das vendas para o setor público para que consiga comprar de forma mais eficiente. “Quero ver a parte de legislação, tentar entender o funcionamento de tudo, pois temos problemas com empresas impedidas de fazer licitação, outras com ata vencida.”

Já Laís Cristina Silva trabalha em uma empresa, em Passos, que presta serviços para o setor público e viu no curso uma oportunidade para auxiliar seu trabalho. “Sou secretária, mas depois do curso, passarei a atuar na área de pregão e licitações. Estou bem empolgada para começar o curso e espero adquirir um bom conhecimento”.

Daiane da Silva é colaboradora de uma empresa de materiais de construção na cidade de Ouro Fino. Ela está há pouco tempo trabalhando na área de licitações e espera aprimorar seus conhecimentos com o curso. “Já participei de licitações para prefeituras, mas da Rede Federal nunca participei. Então, quero ter prática nisso, conhecer a legislação, como é o procedimento, principalmente por ser via internet, é bem diferente da minha rotina de trabalho”.

Sobre o curso

Com duração prevista de dois meses e carga horária de 80h, o curso é ofertado na modalidade a distância e abordará de forma prática como uma empresa poderá vender para os órgãos públicos, especialmente a Administração Pública Federal, como os conceitos princípios e conceitos de licitação; as legislações aplicáveis e suas funções; a operacionalização no sistema Comprasnet (como cadastrar, operar o sistema, participar de licitações, entre outras operações). Também será abordada a análise do Edital e Termo de Referência pelos licitantes. E por último, como executar as contratações após a contemplação nas licitações.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
05/10/2018