Página inicial > Últimas notícias > Maratona de Programação

Maratona de Programação

IFSULDEMINAS é classificado para a final brasileira da Maratona de Programação

inatel1No dia 15 de setembro, foi realizada a primeira etapa da XXIII Maratona de Programação, no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a competição contou com a participação de 16 equipes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). A escolha das equipes do Instituto ocorreu por meio da VIII Olimpíada Interna de Programação (OLIP), realizada em junho deste ano no Campus Muzambinho.

O primeiro lugar da maratona ficou com a equipe "Stormtroop3rs", do INATEL. O segundo lugar ficou com a equipe "Epic Nuclear Guys" da UNIFEI. Segundo as regras da competição, ambas ficaram entre as 15 melhores equipes do Brasil. Assim, as vagas da próxima etapa são das equipes melhores colocadas de cada Instituição.

O IFSULDEMINAS também foi classificado para etapa final da maratona e participará com as equipes dos campi de Muzambinho e Poços de Caldas. Essa etapa acontecerá entre os dias 9 e 10 de novembro, no Senai-Cimatec, em Salvador (BA). As melhores equipes da Final Brasileira participarão da Final Mundial do Concurso de Programação da ACM (ICPC), que ocorrerá de 31 de março a 5 de abril de 2019 na cidade de Porto, em Portugal. O objetivo é desenvolver nos alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, buscas de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O evento reuniu 37 equipes oficiais e duas denominadas “café com leite”, formadas por ex-competidores e reservas. Além disso, foi realizado simultaneamente com mais 746 times oficiais e 87 “café com leite” em 52 sedes espalhadas pelo Brasil. As atividades iniciaram com um aquecimento na parte da manhã. E em seguida, os alunos resolveram um caderno com 13 problemas e tiveram que sugerir algoritmos que os solucionassem.

Classificação final das equipes do IFSULDEMINAS

Ainda Não Decidimos O Nome – Campus Muzambinho (Medalha de Prata e Equipe classificada para a Final Brasileira)
Posição: 6º lugar
Alunos: Aline Regina de Oliveira (8º período), Gabriel Bianchin de Oliveira (8º período), e Samuel Eduardo da Silva (8º período)