Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reditec 2018

Programas de Intercâmbio e Gestão do PNAE serão apresentados na Mostra de Experiências Exitosas da 42ª Reditec

Para o espaço destinado à inovação no evento, o IFSULDEMINAS levará ainda os projetos Polo de Inovação EMBRAPII e Mouse Ocular de Baixo Custo

ReditecAs Comissões responsáveis pela avaliação e seleção de trabalhos para a Mostra de Experiências Exitosas e para a Tenda Tecnológica, da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2018), divulgaram as propostas que serão apresentadas durante o evento que, este ano, é organizado pelo Instituto Federal Fluminense, na cidade de Búzios (RJ), entre os dias 10 e 14 de setembro. 

No total, seis projetos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estão entre os selecionados para serem exibidos na Reditec, quatro deles farão parte da Mostra: o Programa de Mobilidade Internacional Estudantil, o Programa de Intercâmbio de Estágios, a Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Sistema Referencial de Preços do PNAE. Os outros dois projetos na área de inovação, Mouse Ocular de Baixo Custo e Polo de Inovação EMBRAPII, serão apresentados na Tenda Tecnológica.

Mostra de Experiências Exitosas

A Mostra tem o objetivo de socializar as produções da Rede Federal, com foco em soluções que integrem os diferentes temas e ações do ensino, da pesquisa e da extensão, com sua gestão, fomentando, assim, a apropriação de pesquisas, sistemas, ferramentas, metodologias e demais produções que contribuam para o desenvolvimento institucional e da própria Rede. 

Este ano, a Mostra recebeu mais de 560 resumos de trabalhos de servidores da Rede Federal e de alunos do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (Profept). Das propostas submetidas, 128 foram selecionadas para apresentação oral, nos dias 12 e 13 de setembro.

O Reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, e o Pró-reitor de Extensão do Instituto, Cleber Ávila Barbosa, serão os responsáveis pela apresentação das experiências na Mostra. “Este já é o quarto ano consecutivo em que o IFSULDEMINAS apresenta projetos na Mostra. Já trouxemos ações de sucesso em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações, o Programa de Mobilidade Estudantil e a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Nesta edição, volta a ser pauta a Mobilidade Estudantil Internacional, pois mesmo com a redução orçamentária, o IFSULDEMINAS conseguiu montar uma estratégia que ampliou o número de estudantes contemplados. Quanto ao Intercâmbio de Estágios entre Institutos Federais e a Gestão do PNAE, que levamos pela primeira vez à Mostra, o IFSULDEMINAS é referência para que os programas possam ser replicados em toda a Rede Federal", pontua o Pró-reitor.

Projetos que serão apresentados na Mostra de Experiências Exitosas

Mobilidade Internacional EstudantilWhatsApp Image 2018 07 10 at 16.58.40

Desde 2013, o programa visa a promover o intercâmbio científico e cultural entre o IFSULDEMINAS e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando aos alunos de graduação do instituto uma experiência acadêmica internacional, que integrará seu currículo e histórico escolar. Desde sua criação, 177 alunos do IFSULDEMINAS já participaram do programa de intercâmbio no exterior; 61 estudantes estrangeiros vieram estudar no Instituto e, atualmente, chega a 74 o número de instituições de ensino internacionais conveniadas com o IFSULDEMINAS. Nos últimos dois anos, o instituto investiu em parcerias com entidades de ensino de países da América Latina e que oferecessem ao estudante alojamento e refeição, conseguindo, dessa forma, aumentar o número de intercambistas, apesar da redução orçamentária. 

DSC 1115Programa de Intercâmbio de Estágios

Iniciado em 2017, o programa visa ao intercâmbio acadêmico entre os Institutos Federais. Desde então, 66 alunos do IFSULDEMINAS e 60 estudantes de outras unidades da Rede Federal já tiveram a oportunidade, durante as férias escolares, de vivenciar experiências de aprendizado prático e de troca de conhecimentos. A seleção dos intercambistas é realizada, em cada campus, pela coordenação de extensão e coordenação de curso.

Gestão e Sistema Referencial de preços do PNAEIMG 2999
O IFSULDEMINAS é referência na Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Por conta de sua experiência bem sucedida, atua na capacitação de servidores, de toda a Rede Federal e Rede Pública de Ensino da Região Sudeste, para trabalharem com a aquisição de produtos da agricultura familiar. Desde 2014, dois mil e cem servidores já receberam o treinamento. Além disso, dois seminários sobre o tema já foram organizados para promover discussões de forma participativa sobre os desafios e avanços da implementação do PNAE na Rede Federal.

 Tenda Tecnológica

Espaço interativo, aberto para visitação de estudantes da comunidade local, a Tenda Tecnológica funcionará durante a Reditec 2018 do dia 11 ao dia 13 de setembro, no horário das 9h às 17h. Além dos gestores que participarão do evento, haverá visitação de estudantes das escolas públicas do município de Búzios. Foram selecionados 41 projetos de inovação de 23 instituições da Rede Federal para serem apresentados. Sendo que os dois projetos melhor avaliados serão premiados com a participação no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP), na sigla em inglês, de 8 a 10 de outubro de 2018, em Melbourne, na Austrália, com as despesas de passagens e diárias pagas pela organização da Reditec 2018.

Projetos que serão apresentados na Tenda Tecnológica

Polo de Inovação EMBRAPII

Criado devido a sua expertise em trabalhos na área da cafeicultura empresarial e de qualidade, o Polo possui o vértice no setor Agroindustrial do Café, que tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica selecionadas em suas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação. Com sede no Campus Machado do IFSULDEMINAS, o Polo trabalha em cooperação com empresas do setor industrial, tendo como foco as suas demandas. O objetivo é estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas, tanto no mercado interno como no mercado internacional. Suas linhas de trabalho são em: Indústria de torra e moagem de café e Indústria de máquinas e implementos.

mouseMouse Ocular de Baixo Custo

O projeto desenvolvido no Campus Poços de Caldas do IFSULDEMINAS tem como objetivo permitir a comunicação virtual de pessoas com deficiência, que possuem somente o movimento dos olhos. O mecanismo foi criado a baixo custo (valor total de aproximadamente R$ 260,00) para facilitar que o público interessado tenha acesso a ele.

 

 

Reditec 2018
Promovida anualmente pelo Conif, a Reditec é um espaço para debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica. Neste ano, trará o tema “O Trabalho no Século XXI - Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Desafios para Inclusão” e promoverá, além da Mostra de Experiências Exitosas e da Tenda Tecnológica, palestras seguidas de mesas de debate; reuniões dos Fóruns da Rede Federal e dos diretores-gerais de campi das regiões do Brasil; sessões de experiências internacionais; reunião dos Centros Unevoc da América Latina; Desafio Solar, uma competição de navegações movidas à energia solar; comemoração dos 10 anos da Rede Federal e apresentações culturais.

Saiba mais sobre o evento: http://2018.reditec.org.br/

Acesse aqui a lista completa dos trabalhos selecionados, com o título das atividades e os proponentes: http://2018.reditec.org.br/uploads/ckeditor/attachments/75/Experi%C3%AAncias_Exitosa_Final.pdf

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações da organização da Reditec
23/08/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página