OLIP 2018

Olímpiada de Programação (OLIP) reúne mais de 100 estudantes no Campus Muzambinho

DSC 0010O Campus Muzambinho recebeu, no último dia 16 de junho, a 8ª Edição da Olimpíada de Programação (OLIP), aberta a estudantes dos cursos de informática de todas modalidades de ensino.

Este ano, a competição reuniu 48 equipes, divididas em duas categorias: superior (com 22 equipes) e técnico (com 26). Participaram do evento 133 alunos dos cursos Técnicos em Informática (Integrado e Subsequente) e Ciência da Computação do IFSULDEMINAS, campi Inconfidentes, Muzambinho, Passos e Poços de Caldas e do Campus Avançado Carmo de Minas e das instituições Cefet Nepomuceno e UNICAMP. Outros 35 alunos e professores participaram como equipe de apoio.

A disputa ocorreu nos moldes da Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação. Além da competição, os presentes assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Fabiano Costa Teixeira, da PUC Poços de Caldas, com o tema “Mais que códigos, algoritmos”.

A OLIP é uma seletiva que acontece todos os anos. As melhores equipes são classificadas para a maratona regional de programação, que neste ano será em Santa Rita do Sapucaí (MG), no dia 15 de setembro. Segundo um dos organizadores do evento, o professor do IFSULDEMINAS, Ricardo José Martins, a proposta da OLIP é "incentivar os estudantes a resolverem problemas da área da informática e implementar algoritmos em tempo limitado, promovendo e estimulando a aprendizagem de programação".

Confira os resultados

Resultado da categoria superior:

1º Lugar - Celso Portiolli
Andrês Rodrigues Oliveira - 1º Período - Licenciatura em Matemática - UNICAMP

2º Lugar - 2 João e o outro não
Carlos Adriano Gouveia - 7º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
João Eduardo Silva - 7º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
João Marcos Salvanini Bellini de Moraes - 7º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho

3º Lugar - Ainda Não Decidimos o Nome
Aline Regina de Oliveira - 7º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Gabriel Bianchin de Oliveira - 7º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho
Samuel Eduardo da Silva - 7º Período - Ciência da Computação - Campus Muzambinho

Resultado da categoria técnico:

1º Lugar - return fenix;
Eliezer Cardoso Alves - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
John William Vicente - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Ygor Ribeiro Costa - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho

2º Lugar - if(coffee)break;
João Pedro do Nascimento Silva - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Paula Cristina Martins - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho
Thiago Alvarenga Prado - Técnico em Informática Integrado - Campus Muzambinho

3º Lugar - Que que C disse?
Ana Luiza Martins Cesário - Técnico em Informática Integrado - Campus Poços de Caldas
Giovana Coler Fuentes - Técnico em Informática Integrado - Campus Poços de Caldas
Natan Hilário da Silva - Técnico em Informática Integrado - Campus Poços de Caldas

Texto: Ascom/ Reitoria IFSULDEMINAS com a colaboração da Ascom/ Campus Muzambinho