Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Educação no campo
Início do conteúdo da página

Educação no campo

Fórum discute propostas para melhorias de educação no campo

forumParticipantes do Fórum da Educação no Campo (ForCampo) se reuniram nos dias 9 e 10 de abril, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, para discutir e elaborar propostas que reforcem a estrutura das unidades agrícolas de institutos federais, incluindo recursos humanos e financeiros – alimentação, alojamento, laboratórios e produções animal e vegetal. Nos dois dias de atividades, o Fórum debateu sobre a qualidade do ensino, acesso e permanência dos estudantes.

De acordo com o vice-coordenador do ForCampo, Maicon Fontanive, “o ensino agrícola e a educação do campo são fundamentais e históricos na Rede Federal”. “O modelo utilizado possibilitou o atendimento a jovens e adultos oriundos do campo, contribuindo com o desenvolvimento da produção agrícola, desde a agricultura familiar até a grande produção e na interiorização da oferta de cursos feita pelos institutos federais”, completou.

Um dos principais encaminhamentos diz respeito à conclusão do diagnóstico da educação do campo. Cumprida essa etapa, os resultados serão transformados em projetos estratégicos destinados ao fortalecimento do ensino ofertado nas unidades agrícolas da Rede Federal.

A reunião do ForCampo contou com a participação do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, e do diretor-geral do Campus Machado, professor Carlos Henrique Reinato, ambos integrantes do fórum. Um dos temas tratados por Bregagnoli no encontro foi o projeto de cooperação Brasil-Moçambique, realizado em setembro de 2017. Na ocasião, o IFSULDEMINAS recebeu 30 professores moçambicanos, que vieram ao Brasil para conhecer a estrutura em Educação no Campo e participarem de capacitação em diversas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Texto:Marina Luísa Oliveira/ Assessoria de Comunicação - Conif com informações da Ascom Reitoria
13/04/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página