Página inicial > Últimas notícias > Educação no campo

Educação no campo

Fórum discute propostas para melhorias de educação no campo

forumParticipantes do Fórum da Educação no Campo (ForCampo) se reuniram nos dias 9 e 10 de abril, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, para discutir e elaborar propostas que reforcem a estrutura das unidades agrícolas de institutos federais, incluindo recursos humanos e financeiros – alimentação, alojamento, laboratórios e produções animal e vegetal. Nos dois dias de atividades, o Fórum debateu sobre a qualidade do ensino, acesso e permanência dos estudantes.

De acordo com o vice-coordenador do ForCampo, Maicon Fontanive, “o ensino agrícola e a educação do campo são fundamentais e históricos na Rede Federal”. “O modelo utilizado possibilitou o atendimento a jovens e adultos oriundos do campo, contribuindo com o desenvolvimento da produção agrícola, desde a agricultura familiar até a grande produção e na interiorização da oferta de cursos feita pelos institutos federais”, completou.

Um dos principais encaminhamentos diz respeito à conclusão do diagnóstico da educação do campo. Cumprida essa etapa, os resultados serão transformados em projetos estratégicos destinados ao fortalecimento do ensino ofertado nas unidades agrícolas da Rede Federal.

A reunião do ForCampo contou com a participação do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, e do diretor-geral do Campus Machado, professor Carlos Henrique Reinato, ambos integrantes do fórum. Um dos temas tratados por Bregagnoli no encontro foi o projeto de cooperação Brasil-Moçambique, realizado em setembro de 2017. Na ocasião, o IFSULDEMINAS recebeu 30 professores moçambicanos, que vieram ao Brasil para conhecer a estrutura em Educação no Campo e participarem de capacitação em diversas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Texto:Marina Luísa Oliveira/ Assessoria de Comunicação - Conif com informações da Ascom Reitoria
13/04/2018

registrado em: