Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Mestrado em Alimentos
Início do conteúdo da página

Mestrado em Alimentos

Inscrições abertas para seleção do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Interessados podem se inscrever até o dia 12 de abril

Edital Nº 51/2018

- Página do Mestrado em Alimentos

O Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) divulga o edital para as vagas do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ingresso no segundo semestre de 2018. O curso, totalmente gratuito, tem como sede o Campus Machado e é voltado aos candidatos, direta ou indiretamente, ligados à área de alimentos. A proposta do curso é formar profissionais, em nível de mestrado, aptos a solucionarem problemas relativos ao sistema produtivo e com visão empreendedora na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, visando à inserção e à valorização no mundo do trabalho.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 26 de março e 12 de abril no site: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/inscricao . O candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) e pagá-la em qualquer agência bancária do Banco do Brasil, até a data impressa na guia. Esse é o único custo para ingresso na instriuição. O resultado da homologação das inscrições será divulgado no site www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos, até 03 de maio. Após a homologação, o candidato deverá imprimir o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), no sistema de inscrição acessar a opção “acompanhe sua inscrição”.

Serão selecionados 11 candidatos para a modalidade Aluno Regular, distribuídos nas linhas de pesquisa do curso e em conformidade com a disponibilidade dos professores orientadores de cada linha (Anexo II). Serão disponibilizadas seis vagas para linha de pesquisa 1 e cinco vagas na linha de pesquisa 2. Haverá a reserva de 20% das vagas para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas ou pessoa com deficiência, o que equivale a uma vaga para a linha de pesquisa 1 e uma vaga para a linha de pesquisa 2. No ato da inscrição, o candidato deverá optar se concorrerá à reserva de vaga aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ou à pessoa com deficiência ou se concorrerá às vagas de ampla concorrência.

Sobre o curso

As linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos são: Inovação e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios e Gestão da Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos (detalhadas no Anexo I). Todos os candidatos deverão ser portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Candidato concluinte de curso de graduação poderá participar do processo seletivo, entretanto para efetivar a matrícula deverá apresentar o diploma ou o certificado de conclusão.

As aulas são ministradas às sextas-feiras nos turnos matutino, vespertino e noturno. Ocasionalmente, poderão ocorrer aos sábados no período matutino. Para a integralização do curso é necessário o cumprimento de no mínimo 48 créditos. A orientação e o desenvolvimento da dissertação devem ser agendados, posteriormente, com o orientador. O prazo para conclusão do curso é de no máximo dois anos.

Seleção

O processo seletivo contará com três etapas descritas a seguir:

Etapas Descrição das etapas Pontuação
Prova objetiva (conhecimento específico e língua inglesa) 50,0
Entrevista 20,0
Currículo 30,0
Total geral de pontos 100,0

A primeira etapa consistirá em prova objetiva de conhecimentos específicos e de língua inglesa (interpretação de texto), de caráter classificatória e eliminatória:

Prova Objetiva Pontos por questão Total de pontos
20 questões de conhecimentos específicos* 2,0 40,0
10 questões de língua inglesa 1,0 10,0
Total geral de pontos 50,0

A prova objetiva será realizada em 18 de maio de 2018, das 14h às 16h30, no Núcleo de Alimentos, no Setor III, do Campus Machado (Rodovia Machado/Paraguaçú, Km 3, Bairro Santo Antônio, Machado/MG – CEP 37.750-000). A sala onde o candidato deverá se apresentar para a realização das provas constará no CDI. Em hipótese alguma haverá segunda chamada da prova objetiva. O candidato deverá chegar 30 minutos antes do horário previsto, horário de Brasília, para o início das atividades, munido de caneta esferográfica azul ou preta. A prova terá duração máxima de duas horas e 30 minutos e não será permitida consulta a qualquer publicação impressa ou digital. Após às 14 horas, não será permitida a entrada de candidatos. O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir de 21 de maio de 2018, no site www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos.

A segunda etapa consistirá em entrevista, de caráter classificatória e eliminatória, no valor de 20 pontos. O candidato será entrevistado por uma banca composta por no mínimo dois docentes do PPGCTA ou convidados, segundo os critérios: maturidade do candidato, capacidade de comunicação, articulação de ideias e equilíbrio emocional; experiência profissional e em pesquisa; argumentação em torno da linha de pesquisa escolhida.

Os horários, dias e local das entrevistas serão disponibilizados no site www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos, a partir de 11 de junho de 2018, e a entrevista ocorrerá a partir de 14 de junho de 2018 conforme o número de candidatos aptos para esta etapa. Na data e horário divulgados, os candidatos serão entrevistados por no máximo 15 minutos. A terceira etapa consistirá na análise do currículo, de caráter classificatória e eliminatória, valorada no máximo de 30 pontos. E só será quantificada se o candidato comparecer às etapas anteriores. O candidato deverá preencher um currículo com dados pessoais, número de inscrição, listando apenas as atividades que serão pontuadas (Anexo IV). A documentação comprobatória deve ser anexada ao currículo impresso na ordem de preenchimento.

O currículo deverá ser entregue durante a realização da prova objetiva, em envelope lacrado. Se não for apresentado o documento comprobatório será atribuída nota zero para o item. O candidato concluinte de curso de graduação deverá obrigatoriamente apresentar uma declaração que conste a data da provável colação de grau. Entretanto, o candidato não receberá a pontuação, conforme Anexo IV.

A publicação das notas das etapas, a ordem de classificação e o resultado final serão divulgados no endereço eletrônico www.mch.ifsuldeminas.edu.br/mestradoalimentos, de acordo com o cronograma. O prazo para interposição de recursos, seguirá o cronograma, sendo que em hipótese nenhuma serão recebidos recursos após estes períodos. A interposição de recursos deverá ser realizada, pessoalmente, na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Machado, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, ou por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Cronograma

Atividades Datas
Inscrição 26 de março a 12 de abril
Pagamento da inscrição Até 13 de abril
Resultado dos pedidos de atendimento A partir de 23 de abril
Recurso contra o resultado dos pedidos de atendimento  Um dia útil após a divulgação do resultado dos pedidos de atendimento
Resultado final dos pedidos de atendimento Um dia útil após a divulgação do recurso contra o resultado dos pedidos de atendimento
Homologação dos inscritos e liberação do CDI Até 03 de maio
Recurso da homologação Um dia útil após a divulgação da homologação dos inscritos
Resultado da reconsideração da homologação das inscrições Até 11 de maio
Prova objetiva e entrega do currículo 18 de maio
Divulgação do gabarito A partir de 21 de maio
Recurso da prova (questões e gabaritos) Um dia útil após a divulgação do gabarito 
Gabarito após recurso Um dia útil após o recurso da prova

Divulgação das notas da 1ª etapa

A partir de 04 de junho
Recurso da divulgação das notas

Um dia útil após a divulgação das notas da 1ª etapa

Resultado final da 1ª etapa

Um dia útil após o recurso da divulgação das notas

Divulgação dos horário

A partir de 11 de junho
Entrevista (2ª etapa) A partir de 14 de junho

Publicação das notas da 2ª e 3ª etapas

A partir de 19 de junho

Recurso da 2ª e 3ª etapas

Um dia útil após a publicação das notas
Resultado final Um dia útil após o recurso das notas
Início das aulas

03 de agosto

  Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
20/03/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página