Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Homenagem às Mulheres
Início do conteúdo da página

Homenagem às Mulheres

IFSULDEMINAS promove homenagem às mulheres

Na última semana, foram realizadas diversas ações nos campi e na Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A data é um marco de celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotada oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 1975, mas a data já era comemorada desde o início do século. 

Confira algumas ações

DSC 0067O Campus Inconfidentes realizou uma Sessão Cívica em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a participação de alunos e servidores. A sessão foi aberta com o Hino Nacional Brasileiro e o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Inconfidentes. Em seguida, a professora Fátima Saionara e a servidora Sheila Guidi Pistelli leram textos, de autoria própria, sobre a data comemorativa. Thales Zia, aluno do curso Técnico em Informática, fez uma apresentação musical e os alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizaram uma dinâmica com todos os presentes. Após a sessão, foi servido um café especial para as servidoras, com sorteio de brindes.

Já o Campus Machado, por meio da Gerência de Gestão de Pessoas e apoio da Coetagri, Sinasefe e Asseaf, promoveu um café especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado no prédio da administração e contou com a apresentação musical dos servidores Gleydson Vidigal e Fábio Corsini, e com sorteio de brindes. 

A  diretora de Administração e Planejamento do campus, Michelle Marques, comentou a importância desses eventos para a valorização do servidor, pois são criados momentos de integração e descontração. “Essa data é muito especial. Acredito que, mais que um dia para se comemorar, é um momento de reflexão sobre a busca dos nossos espaços. Uma data de luta”. Sobre ter um cargo de direção na instituição, sendo mulher, explica que sempre encontrou respeito e espaço, mesmo com alguns desafios. “Algumas pessoas tem dificuldade em lidar com a liderança feminina. Por isso a mulher tem que ser melhor; ela não pode ser igual. Deve ser melhor para poder ser respeitada”. 

DSC 0405

Para a gerente de Gestão de Pessoas, Wanessa Tavares Campos Corsini, o campus tem se preocupado muito com a qualidade de vida de todos os servidores. “Temos feito diversas ações para promover a qualidade de vida. Hoje, em especial, para as mulheres, que enfrentam tantas lutas. Queremos proporcionar um dia para se sentirem valorizadas. Esta data, mais que merecida, é um reconhecimento de todo o trabalho que a mulher faz há tantos anos”.

No Campus Muzambinho, o Dia Internacional da Mulher foi coelebrado com café da manhã especial oferecido aos docentes, alunos, técnicos administrativos e terceirizados, no refeitório. O evento contou com apresentação de música e entrega de 200 rosas às mulheres que atuam no IFSULDEMINAS.

O Campus Poços de Caldas promoveu a Semana da Mulher com atividades entre os dias 06 e 09 de março. O objetivo foi dar visibilidade a esse movimento de luta por direitos e conquista de espaços que tem sido negados às mulheres. A iniciativa de realizar a Semana partiu da Comissão de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor e Projeto Calendário Social (SAE). Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de interagir uns com os outros nas apresentações culturais de música e dança, além de atividades esportivas. Ainda, tratar de temas relacionados à saúde, gênero e raça nas palestras e debates. As discussões acerca da exclusão, mas também de poder e resistência, mostraram que as mulheres têm o direito ao exercício da liberdade e do poder.

Programação

IMG 2351A programação teve início no dia 06, com apresentação cultural conduzida pela assistente de alunos do campus e educadora ambiental, Lilian Fernandes. A dança apresentada está ligada às práticas xamânicas de reconexão com a natureza e a importância da valorização do Sagrado Feminino. No dia seguinte, a equipe feminina de futsal do campus, formada por servidoras e funcionárias terceirizadas, apresentaram em conjunto com as alunas, um futebol de primeira. “Através do futebol, as mulheres expressam que podem fazer tudo, elas podem ser o que quiserem”, comentou Melina Mara de Souza, professora e jogadora. Além do futebol, o segundo dia contou com uma divertida aula de zumba, ministrada pelo professor de dança, Eugênio Tomé da Silva.

O terceiro dia de evento contou com as palestras Saúde da Mulher: o que eu tenho a ver com isso?, com Rosana Tavares, psicóloga da UNIFAL; e Mulher, Gênero e Raça, ministrada por Margarete Edul da UFAC. Lançamento da cartilha Gênero e Raça: Por uma educação sem discriminação fez parte das atividades. O debate Mulheres no funk: práticas e representações com as participantes: Lerice Garzoni, Berenice Santoro e Josirene Barbosa; e a palestra Mulheres e Cotidiano: lutas em tempo de barbárie, ministrada por Meire de Souza Neves da UNESP, marcaram o encerramento da Semana. Na segunda (12), as integrantes do coletivo feminino FemHelp, Thaisha Almeida e Laísa Tavares, promoveram uma roda de conversa com estudantes e servidores, na qual discutiram assuntos como violência doméstica, feminicídio, movimentos feministas e suas vertentes, relacionamento abusivo, dentre outros temas.

Em Três Corações, o grêmio estudantil organizou uma atividade de reflexão sobre a mulher na atualidade. O evento teve início com a participação do coral Vozes do Coração que apresentou a canção Maria, Maria. Em seguida, a aluna Raíssa Menegucci (2º ano de Administração), acompanhada por Lucas Húngaro (2º ano de Mecânica) e Helder Oliveira (1ª ano de Administração), cantou a música Desconstruindo Amélia. Por fim, iniciou-se uma roda de conversa, com a participação de estudantes, servidores do campus e membros da comunidade externa, na qual foram debatidos assuntos relacionados à luta histórica, por parte das mulheres, pela conquista de espaço nas diferentes dimensões da sociedade."

IMG 1929Na Reitoria, alguns servidores estiveram presentes na unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), no dia 09 de março. Por iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão foi realizada uma homenagem em comemoração ao Dia da Mulher. Ciça Moroso, regente de coral, e os servidores Evandro Moreira, Pâmela Oliveira, Alanna Pires cantaram diversas músicas que remetem à mulher. As recuperandas também se juntaram ao coral e cantaram junto. E, ao final, todos participaram de um café. Para Joyce Seabra de Vasconcelos, encarregada administrativa da APAC feminina, “ajudar as recuperandas é muito importante, assim elas conseguem ver que têm dignidade de sair e viver na sociedade como qualquer mulher. A atividade realizada foi muito boa, já que elas gostam de cantar”.

“Quando o Nildo me convidou fiquei muito feliz, pois acho que a gente tem que fazer isso mesmo, trazer alegria para elas, que são muitas vezes esquecidas. Elas sempre nos recebem de forma calorosa, e é muito importante, elas se sentem agraciadas e não esquecidas", comentou Ciça Moroso, regente de coral, .

“Foi a primeira vez que visitei a APAC feminina de Pouso Alegre e foi uma experiência muito gratificante. Fomos até lá para cantarmos algumas músicas com a recuperandas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher a fim de proporcionarmos alguns momentos de alegria, descontração e interação, e fomos recepcionados de forma muito calorosa, além do que esperávamos. Ao final, elas é que tiveram a iniciativa de cantar alguns louvores que tem feito diferença em suas vidas, e nós é que saímos impactados com todo o entusiasmo que demonstraram, disse a servidora do IFSULDEMINAS, Alanna Pires.

“Eu acho que o Instituto tem uma participação maravilhosa aqui na APAC . Antes eu estava no sistema prisional normal e lá não tinha contato com as pessoas e quando cheguei na APAC, o IFSULDEMINAS veio conhecer nosso trabalho e criou uma parceria , o que está sendo muito bom, cada dia uma aprendizagem na nossa vida. Achei a apresentação do coral fantástica, eu nunca tinha visto uma regente antes. A música já expressa por si o sentimento de cada pessoa e acho que ajuda muito”, contou a recuperanda L.V.S.

“Essa tarde foi maravilhosa pra nós, é uma coisa que nos complementa cada dia, cada carinho dado, expressado, cada abraço, cada palavra, uma simples música, nós agradecemos muito, pois realmente faz diferença para o nosso coração. Vemos por meio de vocês, que somos muito importantes, que temos vida e ainda temos um caminho para traçar com muita felicidade, vocês passam isso para gente toda vez que vem aqui, eu quero agradecer, muito obrigada e voltem sempre", comentou a recuperanda S.M.G. 

 

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS com informações dos campi
Data:12/03/2018
Atualizado em: 22/03/2018

Campus Inconfidentes

Campus Machado

Campus Muzambinho

Campus Poços de Caldas

Campus Avançado Três Corações

Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página