Página inicial > Últimas notícias > Homenagem da Assembleia de Minas

Homenagem da Assembleia de Minas

Campus Inconfidentes recebe homenagem da Assembleia de Minas em comemoração ao seus 100 anos

Autoridades se posicionam junto à mesa de honra da solenidadeNesta segunda-feira, 4 de dezembro, o Campus Inconfidentes foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais com uma reunião especial em comemoração aos 100 anos que a instituição completa no dia 28 de fevereiro do próximo ano. A solenidade, realizada em Belo Horizonte, contou com a presença de uma comitiva do IFSULDEMINAS. Cerca de setenta pessoas, entre docentes, técnicos administrativos, aposentados, funcionários terceirizados, estagiários, alunos, egressos e representantes da Reitoria prestigiaram o momento. O evento foi uma iniciativa do 2º vice-presidente da Casa, o deputado Dalmo Ribeiro.

Alunos e servidores do Campus Inconfidentes entoaram o Hino NacionalO Hino Nacional foi executado pelo coral EnCanto, formado por servidores e alunos do Campus Inconfidentes. A mesa de honra foi composta pelo diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Miguel Angel Isaac Toledo del Pino; pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; pelo prefeito de Inconfidentes, Décio Bonamichi; pelo vereador de Inconfidentes, André de Godoy; pelo superintendente de Ensino Superior, Euler Darlan Neves; pelo professor associado da Fundação Dom Cabral, Paulo Paiva; pelo aluno do Campus Inconfidentes, Marcus Flávio de Carvalho Braga; pelo ex-aluno do Campus Inconfidentes, Nassau Alves Santiago; pelo presidente da solenidade, deputado Bonifácio Mourão; e pelo autor do requerimento e 2º vice-presidente da ALMG, deputado Dalmo Ribeiro.

Em seu discurso, o deputado Dalmo Ribeiro destacou a importância e a história da instituição. “A Assembleia Legislativa de Minas Gerais abre hoje as portas desse plenário para celebrar os 100 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Inconfidentes, com justo reconhecimento ao vigoroso trabalho desenvolvido durante sua trajetória de grandes conquistas em prol da educação no Estado de Minas Gerais e no Brasil. Estamos falando em um século de serviços prestados ao Brasil e a Minas Gerais, e que nos remete a uma profunda reflexão, agradecimento e sincera homenagem de todo povo mineiro. Mantendo-se sempre atual, na sua vanguarda, com propostas inovadoras. Além de garantir o desenvolvimento de atividades que movimentam as economias locais e regionais”.

Diretor do Campus Inconfidentes discursa no microfoneO diretor-geral do Campus Inconfidentes, professor Miguel Angel Isaac Toledo del Pino, foi chamado para receber uma placa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em homenagem ao centenário da instituição. Na ocasião, agradeceu pela homenagem. “Hoje é uma noite de comemoração e agradeço em nome do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, de forma especial, ao excelentíssimo senhor deputado Dalmo Ribeiro pela homenagem hoje recebida, como também pela parceria de sempre. Nesses quase 100 anos, nascemos, crescemos, enfrentamos todos tipos de dificuldades, e podemos dizer, com orgulho, que a educação é, e sempre será, o caminho certo para a evolução de uma nação. Minas Gerais é também reconhecida pela educação de qualidade que oferece, e nós fazemos parte disso. Como instituto que somos, estamos sempre abertos aos desafios, que, com certeza, virão. Desafios nos fazem crescer, melhorar, expandir. E esperamos, cada vez mais, acolher todos que quiserem fazer parte dessa história centenária. A história da família do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes”. Ao final, emocionado, agradeceu a presença de sua esposa Christiany e de sua filha Larissa.

Reitor do IFSULDEMINAS compõe a mesa de honra da solenidadeO reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, também foi convidado a tribuna. “É com muito orgulho que estou vendo o pilar de nossa Instituição sendo homenageada aqui hoje. O Campus Inconfidentes merece esse momento. Mais de trinta diretores passaram por lá, centenas de servidores, milhares de vida que foram transformadas em função dessa Instituição. É motivo de muito orgulho ver que nossa Instituição está muito além da formação técnica e tecnológica. Hoje o Campus Inconfidentes tem uma atuação muito importante que vai além da região geográfica do Sul de Minas. Somente por meio da educação vamos resolver as questões mais profundas dessa nação. Que os próximos 100 anos do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes sejam tão gloriosos como foram esses”.

Finalizando a solenidade, o coral EnCanto, do Campus Inconfidentes, fez uma apresentação especial, sob a regência de Roberto Mariano.

Texto: Ascom/Campus Inconfidentes adaptado pela Ascom/Reitoria

Fotos: Arquivo Ascom - Campus Inconfidentes e Assembleia de Minas Gerais