Curso MOOC

IFSULDEMINAS oferta primeiro curso online na plataforma ibero-americana MiríadaX

A partir da próxima segunda-feira, 20 de novembro, estará disponível o primeiro MOOC (Massive Open Online Course ou Curso Online Aberto e Massivo) ofertado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) na plataforma MiríadaX: Desenvolvimento WEB com Bootstrap, CodeIgniter e Práticas Ágeis. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://miriadax.net/pt/web/desenvolvimento-web-com-bootstrap-codeigniter-e-praticas-ageis/inicio

Sobre o curso

O curso foi desenvolvido pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que atua nos cursos de Informática e Ciência da Computação do Campus Muzambinho. Faz parte da pesquisa de doutoramento da professora, realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos-SP, na área de Engenharia de Software aplicada à Educação.

Tem duração de seis semanas, totalizando 40 horas de estudo estimada. É voltado para pessoas que já possuem noções de algoritmos, banco de dados, orientação a objetos, HTML, CSS e PHP, mas querem aprender a desenvolver aplicações PHP completas, integradas e de forma rápida, usando avançados frameworks para o desenvolvimento web, tais como o framework front-end Bootstrap e o framework back-end Codelgniter, que funciona sobre a arquitetura MVC (Model-View-Controller).

Inicialmente, fundamentos de HTML, CSS, PHP e Banco de Dados serão revisados por meio de um modelo de projeto web pronto. A partir daí, o curso guia o estudante rumo à definição de um tema para o projeto prático: um pequeno sistema com cadastros, login e listagens. O estudante fará uso de práticas ágeis para identificar requisitos e gerenciar a produção. (Saiba mais sobre curso)

Miríada X

O IFSULDEMINAS é o primeiro instituto federal a oferecer um MOOC na plataforma ibero-americana MiríadaX, vinculada à empresa Telefônica. Outras instituições brasileiras incluem Unisinos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Universidade Anhembi Morumbi, Furb (Universidade de Blumenau). Mais informações sobre a plataforma: https://miriadax.net/pt/web/guest/nuestra-filosofia.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
14/11/2017