Página inicial > Últimas notícias > Seminário PIBID

Seminário PIBID

Inscrições abertas para 3º Seminário Institucional do PIBID e 2º Encontro das Licenciaturas

logo 2017Entre os dias 28 e 29 de novembro o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realizará o terceiro Seminário Institucional do PIBID e segundo Encontro das Licenciaturas. O evento, organizado pela coordenação Institucional do PIBID e coordenadores do Campus Muzambinho, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, ocorrerá no Campus Muzambinho e é voltado para professores e estudantes do IFSULDEMINAS.

O objetivo é discutir e refletir sobre a formação inicial de professores no Instituto, a consolidação dos cursos de licenciatura e a divulgação das boas práticas desenvolvidas pelo PIBID nas escolas parceiras. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link:http://muz.ifsuldeminas.edu.br/iftoolsRev1/seminario/seminario/

A programação contará com palestras, oficinas, videodocumentário com as práticas desenvolvidas pelos subprojetos do PIBID, apresentação de pôsteres com relato de experiência dos projetos internos nos moldes do PIBID, financiado pela Reitoria. Além das apresentações culturais. (Confira a programação completa).

Lançamentos de livros

Este ano também serão realizados lançamentos de livros contemplados em edital da Pró-reitoria de Extensão. Serão lançadas as obras "Plantas medicinais e aromáticas: do cultivo ao fitoterápico", de autoria da professora Helaine Barros de Oliveira (Campus Muzambinho); "Pipocas pedagógicas: narrativas escolares do PIBID Educação física/IFSULDEMINAS", de Mateus Camargo Pereira, Mariana Zuaneti Martins e Rafael Castro Kocian (Campus Muzambinho); "Utilizando a lógica para consistente e a mineração de dados como ferramentas nos processos de tomada de decisão", de Carlos Alberto de Albuquerque (Campus Pouso Alegre); e o livro "O escravismo no Sul de Minas: apogeu e crise", de Isaías Pascoal (Campus Pouso Alegre).

De acordo com a coordenadora do PIBID no IFSULDEMINAS, Maria Aparecida Rodrigues Cangussu, “a importância do evento está no fato de pararmos um momento para refletir sobre a formação de professores no instituto". "Com o PIBID e o encontro anual, as licenciaturas têm crescido e ocupado o espaço. Hoje temos como colegas de trabalho professores formados pelo IFSULDEMINAS. Além disso, temos observado que estamos recebendo nas licenciaturas alunos das escolas estaduais que conheceram o PIBID no ensino médio e hoje estão nos campi participando dele”, comentou.

PIBID

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) conta com 148 bolsistas da CAPES. São seis subprojetos dos campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, nas áreas de Licenciatura em Biologia, Computação, Matemática e Educação Física. Os projetos são desenvolvidos nas escolas públicas e envolve professores da área e alunos do ensino fundamental e médio das escolas estaduais.

O PIBID tem como principal objetivo inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
14/11/2017