JIF 2017

IFSULDEMINAS une atletas de diferentes campi para fortalecer equipes no JIF

delegacao IFSULDEMINASCerca de 150 atletas do IFSULDEMINAS estão representando a instituição em todas as onze modalidades disputadas na Etapa Nacional dos JIF – Jogos dos Institutos Federais. Para fortalecer as equipes, a Coordenação de Esportes do IFSULDEMINAS usou como tática a junção de atletas de diferentes campi em um mesmo time.

De acordo com o Coordenador de Esportes, Cultura e Lazer do IFSULDEMINAS, professor Fabiano Fernandes da Silva, a estratégia é construir equipes mais competitivas. “A gente fez um trabalho diferenciado. Pegamos as equipes campeãs e as melhoramos. Mantivemos a base do resultado local, mas para virem fortalecidas para a Etapa Nacional, incrementamos com atletas de outros campi para melhorar o nível técnico e tático das equipes”, explicou Fernandes sobre as equipes intercampi, destacando o aproveitamento de atletas com bom desempenho, integrantes das equipes desclassificadas.

Dentre as modalidades reforçadas com os melhores quadros das equipes eliminadas na Etapa Local estão as de Vôlei Masculino e Feminino. A base do grupo é formada pelo Campus Inconfidentes. Entretanto, recebeu o apoio de alunos dos campi Machado, Muzambinho, Pouso Alegre e Três Corações. “Na etapa local, ficamos de olho nos atletas de outros campi com melhor desempenho. Quando a equipe tem atletas de somente um campus, faltam peças. Quando a gente une os elementos, conseguimos equilibrar os times e torná-los mais fortes,” explicou a Chefe de Esportes do Campus Inconfidentes, Keila Mioto, que também é responsável pela construção dos times de vôlei do IFSULDEMINAS.

A aluna do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária, Elisandra Massari da Silva, aprovou a definição deste método e disse estar confiante para conquistar uma vitória. “Isto aumenta a nossa expectativa de jogo. A força do time é maior. Estamos capacitados para conquistar uma medalha”, disse a aluna que joga na posição central. Já o time de vôlei masculino recebeu o reforço do líbero do Campus Machado, Thales Henrique Gonçalves, aluno do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária. “No começo foi estranho porque não tínhamos intimidade. Mas começamos a nos conhecer dentro de quadra e agora formamos uma grande família”, comentou Thales.

A base das equipes de handebol feminino e masculino é composta por atletas do Campus Muzambinho, mas agregou reforço de alunos do Campus Passos. Já as equipes de Basquete Masculino e Feminino tem como base alunos do Campus Machado e foi tonificada por estudantes do Campus Avançado de Carmo de Minas.

As equipes representantes do Instituto Federal do Sul de Minas na Etapa Nacional dos JIF foram definidas em maio, quando a etapa local dos jogos foi disputada no Campus Passos. Por sediar os Jogos dos Institutos Federais 2017, o IFSULDEMINAS teve todas as equipes vencedoras classificadas automaticamente, sem disputar a Etapa Regional.

De acordo com o Chefe da Delegação, professor Carlos Henrique Paulino, o método de seleção dos melhores atletas tem o objetivo de alcançar os melhores resultados, além de motivar os estudantes que se destacam pela entrega, esforço e humildade. “Escolhemos aqueles atletas que aprenderam a jogar para a equipe e não serem estrelas, que superam a vaidade e a carência de aparecer mais do que o outro. O esporte caminha por meios contrários à vaidade e ao individualismo”, explicou o docente.

Leia todas as notícias do JIF 2017 Nacional no site do evento - clique aqui.

Texto e fotos: Ascom IFSULDEMINAS
05/10/2017