Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Cerimônia de abertura - JIF 2017
Início do conteúdo da página

Cerimônia de abertura - JIF 2017

Estudantes de todo o Brasil e autoridades participam de cerimônia de abertura dos Jogos dos Institutos Federais

foto1Celebração do espírito esportivo, arte e confraternização marcaram a cerimônia de abertura do Jogos dos Institutos Federais (JIF 2017), realizada na noite de terça-feira, 3 de outubro, no Centro de Convenções (Cenacon), em Poços de Caldas. O evento reuniu estudantes, professores e autoridades de 34 instituições federais de ensino técnico e profissional de todas as regiões do Brasil para darem início à Etapa Nacional da disputa. Aproximadamente 1.500 pessoas prestigiaram a solenidade.

“Este é um momento de interação entre culturas. Isso está sendo possível graças ao envolvimento das equipes responsáveis pela organização”, disse o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, durante o discurso de abertura. “A sinergia dos atores envolvidos é o que faz este evento esportivo dar certo”, completou. O Instituto Federal do Sul de Minas sedia o evento que se estende até domingo, 8 de outubro. 

Cerca de 1200 atletas, classificados nas etapas locais e regionais, disputarão medalhas e troféus em onze modalidades esportivas. Nas competições de atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete as delegações buscarão o lugar mais alto do pódio. 

 

Acolhida das delegações

Em um dos momentos mais empolgantes da cerimônia, as bandeiras de todos os estados brasileiros foram conduzidas pelos atletas e as delegações foram acolhidas no auditório do Centro de Convenções ao som de músicas interpretados pela fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas, do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. A performance das balizas do campus foram aplaudidas pela plateia. 

foto3

Sob a regência do maestro Juliano Marques Barreto, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos músicos da Banda Sinfônica do Conservatório Musical de Poços de Caldas. O público, em pé, recebeu a bandeira oficial dos Jogos dos Institutos Federais conduzida pela estudante do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, Bárbara Hellen, campeã mundial de Karatê, disputado em Agra, na Índia, e pelas campeãs da Etapa Nacional do JIF 2016, na modalidade xadrez, Jaqueline, Marina e Lígia, do Campus Muzambinho. “É um momento muito importante para minha vida, porque depois de tanto esforço a gente consegue ver o reconhecimento”, comentou Bárbara, que tem as Olimpíadas de 2020 como meta. “O foco agora é buscar a classificação para as Olimpíadas de Tóquio,” confessou a aluna que treina quatro horas diárias, em meio aos estudos. “Concilio o treino com as aulas do ensino técnico integrado e dá tudo certo porque o IFSULDEMINAS ajuda bastante”, concluiu.

Atleta olímpico

foto4O símbolo mais representativo dos jogos olímpicos, a tocha, foi conduzida pelo judoca vice-campeão olímpico e campeão mundial da categoria médio, Carlos Eduardo Honorato. Foi ele quem acendeu a pira. Honorato comentou sobre a satisfação de ser convidado para a honraria. “Fiquei muito honrado com o convite. Eu sei que posso incentivar muito os garotos que estão aqui, tanto no esporte, quanto na educação. Eu mostro para eles que todos são capazes”, disse o atleta, recordando sua origem humilde na periferia de Taboão da Serra (SP). “Saí de um bairro pobre e consegui atingir meu objetivo que é ganhar uma medalha”, comemorou.

A aluna do IFSULDEMINAS – Campus Machado, Sabrina Vieira Guerra, prestou o juramento do atleta. Acompanhada pelos competidores, a estudante jurou lealdade e dedicação, além de seguir as regras e respeitar as decisões do árbitro e da organização. As ginastas da equipe Volari de Ginástica Rítmica da Prefeitura de Poços de Caldas, coordenadas pelas técnicas Marcela Cristina Silva e Kellen Alves Generoso, exibiram uma série de exercícios corporais e cativaram o público pela simpatia, elasticidade e beleza. 

foto5

Além do reitor Marcelo Bregagnoli, marcaram presença na cerimônia a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento; o reitor do Instituto Federal do Maranhão e presidente do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), Francisco Roberto Brandão Ferreira; o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e vice-presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues de Almeida; o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo; o presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal, professor Sílvio Romero de Farias; e outros reitores e diretores-gerais das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A competição é promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e parceria da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.

Confira galeria completa de fotos no Flickr!

Chegada das delegações

Entusiasmo, confiança e ansiedade definem bem a chegada dos atletas no credenciamento da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2017), realizado durante a terça-feira, 3 de outubro, em Poços de Caldas. Conforme os ônibus com as delegações chegavam ao Cenacom, os competidores se reuniam para fazer uma foto, ouvir uma música ou ensaiar um passinho de dança. Nem a chuva ou a distância atrapalharam a animação dos jogadores. A delegação do Instituto Federal Fluminense (IFF), por exemplo, viajou 12 horas de micro-ônibus. Os dez alunos que vieram disputarão xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei. O professor que acompanha os estudantes, André Gonçalves Dias, contou que “eles se dedicaram bastante aos jogos intercampi e alcançaram resultados significativos”. 

Os Jogos dos Institutos Federais são um momento destinado ao esporte, mas também uma oportunidade de os estudantes e professores conhecerem outras culturas, fazerem amizades e se divertirem. Foi isso que os 35 atletas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) fizeram. A delegação chegou dois dias antes do início da competição e logo trataram de “reconhecer o território”. “Hoje pela manhã já tinha gente na piscina, outros foram para academia e alguns estavam treinando na quadra. Tudo por causa do frio, né! Tem que treinar um pouco. Nós estávamos lá com quase 40 graus e chegamos aqui neste frio. Eles sentiram um pouquinho”, comentou a professora de Educação Física, Mayra Santos. A treinadora acrescentou ainda que muitos alunos nunca haviam viajado de avião e que todos estavam ansiosos para as competições iniciarem. “É o que eles almejam o ano todo, participar do Nacional. É muito bom vivenciar isso com eles, participar com eles”.

 

 

Texto e fotos: Ascom IFSULDEMINAS
Data: 04/10/2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página