Página inicial > Últimas notícias > Moção de Aplauso

Moção de Aplauso

IFSULDEMINAS recebe reconhecimento da Câmara Municipal de Pouso Alegre por parceria feita com associação de catadores

Após sessão realizada na Câmara Municipal de Pouso Alegre, no dia 25 de julho, os vereadores aprovaram uma Moção de Aplauso ao Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) pela doação de materiais recicláveis para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pouso Alegre (Acampa). De autoria do vereador Leandro Morais e ratificada pelos demais vereadores da casa, a moção teve como justificativa a contribuição do Instituto no desenvolvimento sustentável de catadores de materiais recicláveis do município. Segundo a Câmara, a instituição tem um cuidado especial com o meio ambiente, pois por meio de doações dos materiais promove e incentiva a população pouso-alegrense à prática da coleta seletiva.

De acordo com servidora Pâmela Oliveira, participante da comissão do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), “a moção encaminhada pela Câmara ao IFSULDEMINAS é devido ao trabalho permanente de manutenção e aprimoramento da coleta seletiva na Reitoria e o aumento evidente da quantidade dos materiais destinados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pouso Alegre, nos últimos três anos". "São fatos que se manifestam como molas propulsoras para estimular, ainda mais, que novas ações sejam implementadas a fim de que contribuam efetivamente para que haja uma crescente mudança dos costumes sociais que ainda não estejam alinhados com o princípio da proteção do meio ambiente e da solidariedade”, declarou.

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli disse que “receber esse reconhecimento é sinal que a sociedade, por meio da Câmara Municipal, está atenta às ações que estamos desenvolvendo com o objetivo de disseminar políticas de sustentabilidade e conservação do meio ambiente". "São atitudes de gestão que servem de exemplo e tem reflexo direto na vida das pessoas e da comunidade na qual o Instituto está envolvido. Estamos demonstrando, com essas ações práticas, o motivo de colocar a pauta da sustentabilidade como prioritária da gestão”, afirmou.

Parceria com a Acampa

coleta acampaA Reitoria realiza a coleta seletiva desde 2012. Faz a separação dos resíduos úmidos e secos e semanalmente o lixo é retirado pelo caminhão da Prefeitura e encaminhado para a ACAMPA. Também faz a coleta de lixo eletrônico (pilhas e baterias) por meio de um convênio com o Inatel e separação da borra de café, sendo que a geração, em uma semana, é de aproximadamente 36 quilos. O material é enviado ao Campus Inconfidentes para produção de adubo orgânico.

Os servidores podem trazer também o resíduo reciclável produzido em casa para o Instituto. Somente para a separação dos materiais recicláveis foi construído um cômodo de cinco metros quadrados. Plásticos, tampas, potes, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre, leite etc), frascos de produtos, vidros, copos descartáveis, papel, papelão, latinha de alumínio, entre outros materiais são considerados recicláveis.

A parceria com a Acampa teve início em 16 de fevereiro de 2013, por meio de uma chamada pública destinada a selecionar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis aptas a receberem os resíduos produzidos na Reitoria. Os registros de destinação dos materiais foram feitos a partir do ano de 2014 e contabilizam, até o ano de 2016, 9,5 toneladas. E, somente em 2017, até o mês de julho, foram registradas pela associação 4,1 toneladas de materiais que foram destinados por meio da coleta seletiva realizada no IFSULDEMINAS.

A presidente da ACAMPA, Maria Rodrigues, comentou que a parceria com o Instituto é muito importante para a associação. "Estamos trabalhando em conjunto há cinco anos e esperamos que isso se prolongue e seja ainda mais forte para que possamos buscar mais soluções ambientais para o município de Pouso Alegre”, destacou.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
25/08/2017