JIF 2017

Comissão visita Poços de Caldas e aprova instalações para os Jogos dos Institutos Federais

As instalações indicadas para receber os Jogos da Rede Federal – JIF 2017 Etapa Nacional, no mês de outubro, em Poços de Caldas, foram aprovadas pela Comissão Organizadora da competição (Cojif). O aval positivo foi dado durante visita técnica à cidade, realizada nos dias 18 e 19 de abril. “Primeiramente, quero parabenizar a comissão aqui de Poços de Caldas. Até o momento todos os locais são de excelente qualidade. Isso nos dá uma segurança e, principalmente, a certeza que o evento vai ser um sucesso”, afirmou o presidente da Cojif, Sílvio Romero de Farias, professor do Instituto Federal da Paraíba.

foto11

Além dele, outros 12 integrantes da comissão visitaram a cidade com o objetivo de avaliar a infraestrutura e locais de competição para a etapa nacional do JIF. Os trabalhos decorreram ao longo de dois dias, no Palace Hotel, e gerou um relatório que confirmou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais como instituição realizadora da competição. “Depois da visita técnica, vamos elaborar um relatório com pequenos ajustes, o que é normal para atender as necessidades da competição. Não conhecia Poços de Caldas e estou encantado. Tenho certeza que esse ambiente, o clima, a receptividade vão se refletir no êxito do evento”, acrescentou.

Aberta na manhã do dia 18, a reunião da Cojif também contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; do reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Roberto Gil Rodrigues Almeida; do pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa; do secretário de Esportes e Lazer de Poços de Caldas, Wellington Alber Guimarães; do coordenador de Esportes da cidade, Carlos Alberto dos Santos, o Lelo; além da equipe de organização local formada por servidores do Instituto Federal.

A etapa nacional está marcada para ocorrer entre 3 e 8 de outubro de 2017 e deverá reunir cerca de 1.200 alunos de todo o Brasil. Os estudantes vão competir em 11 modalidades esportivas: futebol, futsal, vôlei, vôlei de areia, handebol, basquete, natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa e judô. Os jogos têm total apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, que está responsável por parte dos locais de competição, como o Ginásio Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves, na Vila Olímpica; a pista de atletismo, localizada ao lado do ginásio; o Country Club, onde serão as provas de natação; o estádio de futebol “Bandolão”; o Ginásio Issa Sarraf; o Clube do Judô, na Vila Cruz; e o Ginásio Poliesportivo Juca Cobra, no Conjunto Habitacional. A quadra poliesportiva do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas também foi aprovada para receber a competição.

No JIF Etapa Nacional, seis equipes irão competir em todas as modalidades. Os estudantes que vencerem as etapas estaduais e regionais dos jogos se classificam e passam a representar as regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste. Além disso, o IFSULDEMINAS, como anfitrião, automaticamente fica classificado para disputar as medalhas.

Texto e fotos: Ascom Reitoria IFSULDEMINAS
20/04/2017