Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Discussão: Políticas públicas para a agricultura familiar e a produção agroecológica

IFSULDEMINAS sedia reunião do Polo Agroecológico com a superintendência do MDA-MG

polo agroO Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas realizou, na terça-feira, 30 de janeiro, uma reunião com a superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais (MDA-MG), na reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) no município de Pouso Alegre. O encontro teve como objetivo promover o diálogo sobre as políticas públicas para a agricultura familiar e a produção agroecológica e orgânica e sobre os desafios para o desenvolvimento da agroecologia no Sul e Sudoeste de Minas Gerais. “É muito importante discutir as políticas públicas e como elas chegam nos territórios”, ressaltou a integrante da Secretaria Operativa do Polo, Uschi Silva.

Entre as questões levantadas pelas pessoas participantes, estiveram a dificuldade de acesso a financiamentos e às políticas de alimentação escolar por produtoras e produtores orgânicos e agroecológicos nos municípios, o alto índice de casos de trabalho análogo ao escravo e de precarização do trabalho na região e a necessidade de resolução do conflito e da conquista definitiva das terras do Quilombo Campo Grande pelas famílias acampadas em Campo do Meio/MG.

A partir do diálogo, foi indicada também como necessidade para o desenvolvimento da agricultura familiar, da agroecologia e da produção orgânica no território sul e sudoeste mineiro, o fomento à Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica e a espaços de formação sobre políticas públicas, agroecologia e direitos trabalhistas. “Não se discute a agroecologia e fazer frente ao agronegócio sem falar das relações de trabalho”, apontou o integrante da Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE-MG), Jorge Ferreira dos Santos.

A atividade contribuiu para o reconhecimento do Polo Agroecológico como um importante espaço de articulação e para o fortalecimento do diálogo com o MDA-MG para o desenvolvimento da agroecologia na região. “Estamos há 12 anos nesse trabalho, e muita coisa avançou desde lá, inclusive o Polo é fruto desse trabalho que tem sido construído a muitas mãos”, compartilhou o pró-reitor de ensino do IFSULDEMINAS, Luiz Carlos Dias Rocha.

Estiveram presentes na reunião, representantes da Orgânicos Sul de Minas, da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Centro de Referência em Direitos Humanos do Território de Desenvolvimento do Sul (CRDH Sul de Minas), do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), da ADERE-MG, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) - Minas Gerais, da ONG Sapucaeco, do IFSULDEMINAS, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Texto e foto: Tatiana Plens/Polo Agroecológico

registrado em: ,