Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Reforma Agrária Popular

Reforma Agrária Popular

Reforma Agrária Popular é tema de atividades no IFSULDEMINAS e na UNIFAL

meditação guiada na JURA no IFSULDEMINAS Campus InconfidentesO Campus Machado, Poços de Caldas e Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e o Campus Varginha e a Sede Alfenas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) sediaram, entre os dias 23 e 31 de maio, as atividades da 10ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) do Sul de Minas Gerais.

Organizada em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas, a JURA do Sul de Minas Gerais foi baseada no lema “Reforma Agrária Popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis” e promoveu diálogos sobre alimentação saudável, agroecologia, produção orgânica, mudanças climáticas, educação do campo, a questão agrária, a luta pela democratização da terra, a experiência cooperativista do MST e o combate ao trabalho análogo à escravidão no nosso território.

Além de mesas redondas, rodas de conversa e palestras, foram realizadas feiras com produtos da Reforma Agrária; visita guiada ao Sistema Agroflorestal da UNIFAL - Campus Varginha; coffee break com alimentos produzidos com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no IFSULDEMINAS - Campus Machado; oficina sobre a escravidão contemporânea e vivência de dança circular na UNIFAL - Sede Alfenas; e meditação guiada e apresentações de música e poesia no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

O professor do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e coordenador do projeto “Fortalecimento do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, diagnóstico e atividades de construção territorial do conhecimento Agroecológico”, Sérgio Pedini, ressaltou a relevância das atividades realizadas para promover o reconhecimento da atuação do MST, que busca, por meio de um Programa de Reforma Agrária Popular, o cumprimento da função social da terra, prevista na Constituição Federal, e a produção de alimentos saudáveis para toda a população.

JURA no IFSULDEMINAS Poços de Caldas

A trajetória da JURA

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária é realizada, desde 2014, em universidades e instituições de ensino brasileiras e busca dar visibilidade às ações de luta pela terra e pela Reforma Agrária Popular.

Com o envolvimento de mais de setenta instituições de ensino superior em todo o país, a edição de 2023 da JURA é baseada na perspectiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimento Saudável, lançado em 2020 pelo MST, e pretende dialogar com as lutas populares do campo e da cidade e projetar ações de fortalecimento e unidade. O plano está disponível nesse link: https://mst.org.br/especiais/plantar-arvores-produzir-alimentos-saudaveis/.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas
Data: 12/06/2023
registrado em: ,