Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Formatura cursos FIC - Sistema Prisional

Formatura cursos FIC - Sistema Prisional

IFSULDEMINAS participa de formatura no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto

Cursos FIC do instituto federal serão realizados em 80 unidades prisionais

Presídio BH 1Na última segunda-feira, 18/04, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, prestigiou a entrega de certificados a 12 ressocializandas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto – Belo Horizonte I. Elas concluíram o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Vendedora, com carga horária de 160 horas. Dezenas de cursos estão sendo promovidos pela instituição desde dezembro de 2021. Inicialmente, cinco unidades prisionais mineiras foram contempladas, as quais os cursos encerram em abril, nos municípios: Alfenas, Belo Horizonte, Januária, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves e Uberlândia. A execução do projeto é possível graças a TED 10209, firmado com a Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), no valor de R$ 4,2 milhões.

Estiveram presentes à formatura, a desembargadora do Tribunal de Justiça de MG, Ana Paula Nannetti Caixeta; o Secretário Adjunto de Educação Básica do MEC, Helber Ricardo Vieira; o Reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; o Coordenador-Geral do Projeto, Clayton Silva Mendes, além de outras autoridades da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, colaboradores, convidados e a instrutora do curso, professora Jane Maria Diniz Martins.

“É emocionante verificar a força que a educação tem para renovar esperanças e ajudar a trilhar novos caminhos para o projeto de vida dessas mulheres. Muitas são mães e conseguimos vislumbrar o impacto positivo para suas famílias. Nossa gratidão ao esforço de nossas equipes e as dos parceiros. Foram dezenas de servidores envolvidos nessa ação conjunta entre o MEC, o Tribunal de Justiça e o sistema penitenciário do Estado”, destacou o
Secretário Adjunto da Secretaria de Educação Básica do MEC, Helber Vieira.

O projeto prevê a oferta de 2.700 vagas em 10 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) presenciais, dentro das unidades prisionais de Minas Gerais e São Paulo. Ao todo serão contempladas cerca de 80 unidades.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, “a concretização do trabalho só foi possível graças a parcerias essenciais. O resultado alcançado enfatiza um dos pilares do instituto federal, que é o de transformar vidas por meio da educação. Sentimo-nos realizados em contribuir com a ressocialização dos educandos que, com a capacitação, ganham novas oportunidades como cidadãos brasileiros”.

Para o coordenador geral do projeto, professor Clayton Mendes, a partir de maio os cursos serão estendidos a outras 8 unidades prisionais: Abre Campo, Andradas, Patos de Minas, Patrocínio, Pouso Alegre, São Joaquim de Bicas, São João Del-Rei, Santa Rita do Sapucaí. “E já estamos trabalhando em novo edital que vai ampliar a oferta para mais 50 unidades, sendo 20 delas no estado de São Paulo. São muitos os benefícios, principalmente para os educandos que, a cada três dias de estudos tem a pena diminuída em um”, detalhou.

Conheça os cursos ofertados dentro do programa com as unidades prisionais

Curso   Carga Horária  Vagas
Agente de Recepção e Reserva em Meios de Hospedagem 160 270
Almoxarife 160 270
Assistente Administrativo 160 270
Eletricista instalador predial de baixa tensão 160 270
Garçom 200 270
Microempreendedor Individual 160 270
Padeiro 200 270
 Pedreiro de Alvenaria  200  270
 Pintor de obras imobiliárias  180  270
Vendedor 160 270
    2700

A relação dos cursos, municípios e os projetos pedagógicos podem ser conferidos no link.

Texto: Ascom Reitoria
Publicado em: 20/04/2022