Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Bolsa de Iniciação Científica Júnior

Bolsa de Iniciação Científica Júnior

OBAP e OMIF compõem lista de olimpíadas usadas como forma de seleção de estudantes aptos a receber Bolsa de Iniciação Científica Júnior

A bolsa é um dos benefícios complementares do Programa Auxílio Brasil

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e a Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), respectivamente realizada e organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), estão entre as 15 competições científicas utilizadas pelo Governo Federal como forma de selecionar estudantes para receber a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, benefício complementar do Programa Auxílio Brasil e que tem como finalidade incentivar os estudantes a se dedicarem aos estudos e a desenvolverem potencialidades na ciência, contribuindo para a melhor integração ao ambiente escolar e profissionalização na área.

As competições acadêmicas e científicas selecionadas são aquelas de abrangência nacional, que recebem apoio, de qualquer natureza, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, via edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Confira a seguir a lista completa das competições aceitas:

Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP

Olimpíada de Matemática das Instituições Federais – OMIF

Olimpíada Brasileira de Neurociências – OBN

Olimpíada Brasileira de Cartografia: Ciência e Arte – OBRAC

Olimpíada Brasileira de Robótica 2021 – OBR

Olimpíada Nacional de Aplicativos – ONDA

Olimpíada Brasileira de Biologia – OBB

Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia – OBSSAE

Olimpíada Científica Nacional sobre Oceanos e Ambientes Polares and 3rd Hackathon for new technologies for Marine and Polar research

Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP

Olimpíada Internacional de Física e Cultura - FASE NACIONAL

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP

Olimpíada Brasileira de Informática – OBI

Programa Nacional Olimpíadas de Química – OBQ

Pré-requisitos

O Governo Federal anunciou que cerca de três mil estudantes receberão o benefício a partir deste mês de dezembro (o nome dos selecionados e a data de pagamento ainda não foram divulgados). Estão aptos a começar a receber a bolsa, ainda em 2021, apenas os estudantes integrantes das famílias inscritas no programa Auxílio Brasil e que se destacaram nas competições listadas acima, ocorridas em 2020.

Valores

Ainda segundo o Governo Federal, a bolsa será paga em 12 parcelas mensais ao estudante no valor de R$ 100,00; e em mais uma parcela única (de R$ 1.000) à família do estudante. O pagamento da parcela mensal será executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), após transferência de recursos do Ministério da Cidadania, conforme regulamento estabelecido no Decreto nº 10.852, no Decreto nº 10.866 e na Portaria do MCTI nº 5333, publicados no mês de novembro de 2021. A parcela única anual de R$ 1.000 será paga diretamente pelo ministério.

Para mais informações sobre a Bolsa de Iniciação Científica Júnior, acesse: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/auxilio-brasil/

obapOBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) existe desde 2011. Ela foi criada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à Ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. Em suas dez edições, mais de 20 mil pessoas já participaram da competição, que foi realizada, inicialmente, nos campi do IFSULDEMINAS e, posteriormente, em parceria com outros institutos federais. Podem participar da OBAP estudantes brasileiros e estrangeiros, vindos de países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos países de Língua Espanhola  (LE), dos cursos da área de agrárias: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico e Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos  – CNCT.

OMIF

omifOlimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) está em sua 4ª edição. O projeto se desenvolve no âmbito da parceria entre IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e Campus Avançado Três Corações; IFCE - Campus Tabuleiro do Norte; IFPR - Campus Irati; IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista; IFBAIANO - Campus Serrinha; IFMT – Campus Cel. Octayde Jorge da Silva; IFNMG - Campus Avançado de Janaúba; IFMG - Campus Betim; IFRS - Campus Bento Gonçalves; e IFSP – Campus São João da Boa Vista e tem como objetivo estimular o interesse pela matemática nos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPCT), além de promover um encontro anual de docentes de matemática e áreas afins para troca de experiências e formação continuada.

As provas são elaboradas por professores da Rede EPCT, os quais fomentam um banco de questões. Na 1ª fase, as provas das instituições participantes brasileiras são aplicadas em cada campus da Rede EPCT inscrito na OMIF e são coordenadas por um professor-coordenador, cadastrado como responsável pelo campus. A 2ª fase será itinerante, sendo eleito, a cada ano, o local da próxima edição da OMIF.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
com informações da Diretoria de Comunicação/Ministério da Cidadania